![Políticas Culturais](https://www.fcsh.unl.pt/content/uploads/2025/02/CPC_imagem_divulgacao_1-scaled.jpg)
Políticas Culturais
Objetivos
____
Esta formação propõe-se uma reflexão sobre os princípios, os modos e os resultados de políticas culturais assentes em dois paradigmas distintos (e até conflituais) – Democratização da Cultura e Democracia Cultural. Essa base teórica servir-nos-á para analisar políticas culturais contemporâneas em Portugal, em particular a proposta do Plano Nacional das Artes. Prevê-se a participação de dois convidados (a confirmar).
Programa
____
- Democratização da cultura e Democracia cultural: dois paradigmas distintos.
- Políticas culturais em Portugal.
- Um caso de estudo: o Plano Nacional das Artes.
Bibliografia
____
- Carta do Porto Santo. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, Porto Santo, 2021 (https://portosantocharter.eu/the-charter/)
- Plano Nacional das Artes 2024-29. Lisboa, PNA, 2024 (https://wwvv.pna.gov.pt/wpcontent/ uploads/2024/)0/Manifesto Estratégia PNA 202 4 2029.pdf)
- Teixeira Lopes, João. Da democratização à democracia cultural. Porto: Profedições, 2008-
docente
____
Paulo Pires do Vale – Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Lecionou nessa mesma universidade, na Universidade Católica Portuguesa, no departamento de Arquitetura da Universidade Lusófona e na Escola Superior de educadores de infância Maria Ulrich, onde coordenou a pós-graduação Práticas Artísticas e Processos Pedagógicos. Foi convidado para lições e conferências em muitas universidades e instituições culturais portuguesas e internacionais. Autor de livros, catálogos, artigos e ensaios sobre filosofia, arte e artistas. Curador de exposições em museus e centros de arte de referência, em Portugal e no estrangeiro, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional de Arte Antiga. o Sec São Paulo, o Palais des Beaux-Arts de Paris, a Fundação Carmona e Costa. entre outros. Foi Presidente da AICA-Portugal. É membro do grupo de peritos em cultura da Organização dos Estados Ibero-America nos; membro do Conselho Diretivo do Centro Cultural de Belém e Comissário do Plano Nacional das Artes desde a sua fundação, em 2019.