Horário: A indicar
Duração: 20h | 2 ECTS
Área: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Docente: Rui Pereira Jorge
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

____

  • Perceber o papel da produção musical enquanto etapa determinante da música editada;
  • Enquadrar o aluno nas várias etapas do processo de gravação e mistura da música;
  • Diferenciar aspetos técnicos e criativos da produção musical;
  • Estimular a análise crítica por parte dos alunos.

 

Programa

____

  • O papel do estúdio no processo de composição musical;
  • Ferramentas de composição e edição musical: métodos de utilização;
  • Etapas da produção musical: da composição à finalização;
  • Análise crítica de trabalhos profissionais e referências de escuta;
  • A produção entre a técnica e a criatividade;
  • Edição áudio e edição MIDI: respetivas metodologias;
  • A música na intersecção entre a criatividade e o uso da tecnologia.

 

Bibliografia

____

  • Burgess, R. D. (2013). The Art of Music Production. Oxford University Press.

  • Gibson, D. (1997). The Art of Mixing. Mix Books.
  • Hepworth-Sayer, R. & Golding, C. (2011). What is Music Production? A Producer’s Guide: The Role, The People, The Process. Focal Press.
  • Rumsey, F. (2014). Sound and Recording: Applications and Theory. Routledge

  • Zager, M. (2021). Music Production: A Manual for Producers, Composers, Arrangers, and Students. Rowman & Littlefield Publishers.

 

docente

____

Rui Pereira Jorge é professor e investigador, doutorado em Filosofia da Música e Tecnologia, mestre e licenciado em Filosofia. Tendo realizado estudos na área da filosofia, do ensino e das ciências da comunicação, possui também formação musical e formação em gravação e produção musical. Tem exercido a sua atividade docente em licenciaturas e mestrados nas áreas das ciências musicais, estudos do som, comunicação, ensino e multimédia, onde tem orientado teses de doutoramento e mestrado, assim como estágios e projetos finais de licenciatura. Membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), realizou trabalhos como músico, editor de som, editor de imagem e realizador. Paralelamente, tem desenvolvido investigação sobre musicologia, filosofia da música, estética, ensino de música e multimédia, com publicação de artigos e participação em conferências nacionais e internacionais.

  • Curso PRR