Produção Musical – 2º semestre 2024/2025 (candidaturas: Janeiro 2025)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
- Perceber o papel da produção musical enquanto etapa determinante da música editada;
- Enquadrar o aluno nas várias etapas do processo de gravação e mistura da música;
- Diferenciar aspetos técnicos e criativos da produção musical;
- Estimular a análise crítica por parte dos alunos.
Programa
____
- O papel do estúdio no processo de composição musical;
- Ferramentas de composição e edição musical: métodos de utilização;
- Etapas da produção musical: da composição à finalização;
- Análise crítica de trabalhos profissionais e referências de escuta;
- A produção entre a técnica e a criatividade;
- Edição áudio e edição MIDI: respetivas metodologias;
- A música na intersecção entre a criatividade e o uso da tecnologia.
Bibliografia
____
-
Burgess, R. D. (2013). The Art of Music Production. Oxford University Press.
- Gibson, D. (1997). The Art of Mixing. Mix Books.
- Hepworth-Sayer, R. & Golding, C. (2011). What is Music Production? A Producer’s Guide: The Role, The People, The Process. Focal Press.
-
Rumsey, F. (2014). Sound and Recording: Applications and Theory. Routledge
-
Zager, M. (2021). Music Production: A Manual for Producers, Composers, Arrangers, and Students. Rowman & Littlefield Publishers.
docente
____
Rui Pereira Jorge é professor e investigador, doutorado em Filosofia da Música e Tecnologia, mestre e licenciado em Filosofia. Tendo realizado estudos na área da filosofia, do ensino e das ciências da comunicação, possui também formação musical e formação em gravação e produção musical. Tem exercido a sua atividade docente em licenciaturas e mestrados nas áreas das ciências musicais, estudos do som, comunicação, ensino e multimédia, onde tem orientado teses de doutoramento e mestrado, assim como estágios e projetos finais de licenciatura. Membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), realizou trabalhos como músico, editor de som, editor de imagem e realizador. Paralelamente, tem desenvolvido investigação sobre musicologia, filosofia da música, estética, ensino de música e multimédia, com publicação de artigos e participação em conferências nacionais e internacionais.