Sistemas de Informação Geográfica – 1º semestre 2024/2025 (candidaturas: Ago/Set 2024)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial e a distância
Objetivos
____
- Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;
- Conhecer as principais componentes dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG);
- Conhecer os domínios de aplicação dos SIG;
- Compreender os fundamentos da Informação Geográfica;
- Identificar oportunidades para aplicação dos SIG;
- Criar estruturas de dados para análise de problemas espaciais;
- Desenvolver metodologias de análise espacial
- Aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas.
Programa
____
1. Introdução
2. Fundamentos da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
2.1. Enquadramento e Definições
2.2. Aplicações e Utilizadores
2.3. Modelos de Dados
2.4. Implementação
3. Desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica
3.1. Modelos Operacionais
3.2. Estruturação e Aquisição de Dados
3.3. Validação e Integração de Dados
3.4. Exploração de Dados
3.5. Disseminação de Dados
Bibliografia
____
- BURROUGH, P. & MCDONNELL, R. (1998). Principles of Geographical Information Systems (2nd ed.). Oxford, UK: Oxford Univ Press.
- JULIÃO, R.P. (2001). Tecnologias de Informação Geográfica e Ciência Regional: Contributos Metodológicos para a Definição de Modelos de Apoio à Decisão em Desenvolvimento Regional. Lisboa: UNL.
- LONGLEY, P., GOODCHILD, M., MAGUIRE, D.; RHIND, D. (2011). Geographical Information Systems and Science (3rd ed.). New York (EUA): John Wiley & Sons.
- MATOS, J.L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.
- SUTTON, T.; DASSAU, O.; SUTTON, M. (2009). A Gentle Introduction to GIS. Eastern Cape(ZA): Department of Land Affairs. https://docs.qgis.org/testing/en/docs/gentle_gis_introduction/index.html.
- WALTER, Christin (Coord.) (2020). Future Trends in geospatial information management: the five to ten year vision, 3rd. Ed. New York: UN-GGIM.
docente
____
Marlene Macedo é Professora Assistente Convidada no Departamento de Geografia e Planeamento Regional e Investigadora doutoranda no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), ambos da NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em Gestão do Território com especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica. É atualmente doutoranda em Geografia e Planeamento Territorial.
Raquel Faria de Deus é investigadora integrada no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), e Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH, a nível da licenciatura e pós-graduação, nas áreas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Deteção Remota. É doutorada em Geografia e Ordenamento do Território-especialidade em Deteção Remota e SIG, pela UNL (2015) e mestre em SIG, pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (2008). Foi distinguida com o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro da Associação Portuguesa de Geógrafos, para a melhor tese de doutoramento portuguesa entre 2015 e 2016. Atualmente, coordena o projeto MOPLAND financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2023-2025).
Rui Pedro Julião é Doutorado em Geografia e Planeamento Regional – Novas Tecnologias em Geografia (2002), Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Geografia e Planeamento Regional, Investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, e Subdiretor da NOVA FCSH para Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi, desde 2021. A principal investigação e competências incidem na área da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente Modelação de Dados Geográficos, Geocomputação, Infra-estruturas de Dados Espaciais, Cadastro e SIG nas Organizações. É Coordenador da Grupo de Trabalho “Territórios Inteligentes” da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) desde 2018.