Storytelling, Inovação e Inclusão Digital
Storytelling, Inovação e Inclusão Digital é um curso focado na criação de conteúdos e enriquecimento do património em vários formatos e plataformas, tendo como premissas as tendências de inovação na comunicação de cultura e experienciação do visitante, em particular num enquadramento de inclusão e acessibilidade culturais, quer no espaço físico quer no espaço público digital. Os formandos são confrontados com os desafios associados à criação de conteúdos digitais no âmbito das várias indústrias culturais e criativas que promovam uma melhor interação com os diferentes públicos-alvo, numa perspetiva de cultura inclusiva, e são incentivados a participar no desenvolvimento de um projeto ou enriquecimento de um já existente.
Visitas previstas: Casa Fernando Pessoa
Unidades de Investigação envolvidas: Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
Parcerias: Casa Fernando Pessoa e Access Lab
PROGRAMA
____
Sessões 1 e 2
- O que significa inovar na cultura e na comunicação de património?
- Premissas da acessibilidade e inclusão culturais
Sessões 3, 4 e 5
- Ecossistema digital, ferramentas, estratégias de storytelling e formatos na comunicação do património
Sessões 6 e 7
- Boas práticas na comunicação de cultura numa perspetiva de inclusão e acessibilidade
- Formas de tornar a comunicação acessível no domínio físico e Web
Sessão 8
- Pistas para a criação de um projeto cultural inclusivo e com acessibilidade
Sessão 9
- Apresentação e comentários dos pitches
Sessão 10
- Visita à Casa Fernando Pessoa
Avaliação
Método de avaliação misto
Três respostas/comentários no fórum: 30% (até 12 de outubro)
Trabalho de projeto: 50% (apresentação do pitch: 10 de outubro; trabalho final: 18 de outubro)
Quiz final: 20% (até 18 de outubro)
Bibliografia
____
- Santos Silva, D. (2021). “Inovação e Comunicação de Cultura: modelos narrativos emergentes”. In Lourenço, J. & P. Lopes (eds.), Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural (pp. 51-70). Lisboa: NIP-C@M & UAL, disponível em htps://repositorio.ual.pt/handle/11144/4751.DOI htps://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.3
- López-Salas, Estefanía (2021). A collection of narrative practices on cultural heritage with innovative technologies and creative strategies. Open Research Europe. http://dx.doi.org/10.12688/openreseurope.14178.1
- UE (2023) Bridging the Gap Inclusive and accessible communication guidelines
DOCENTES
____
Dora Santos Silva é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, de que é vice-coordenadora. Coordena o mestrado em Jornalismo, a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. Fora da academia, tem experiência como guionista, jornalista, copywriter e coordenadora de conteúdos, especialmente na área da cultura. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media – em particular a inovação social, editorial e sustentável -, o storytelling digital e cultural. Coordena vários projetos de investigação e co-criação na área da inovação e storytelling para a inclusão. Em 2022, ganhou uma LEDEFellowship com um projeto para potenciar o jornalismo de soluções em português.
Liliana Pacheco é responsável de comunicação na Casa Fernando Pessoa – Museu de Literatura. Tem quase duas décadas de experiência profissional em diferentes vertentes da comunicação cultural, tendo passado pelas áreas da museologia, da programação cultural em espaço público e pelo setor editorial. Fez investigação académica na área do jornalismo, dos novos média e da indústria livreira e cinematográfica, tendo publicado diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Leciona regularmente em formações e foi professora convidada do ISCTE-IUL, em disciplinas da área da comunicação, ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. É assistente convidada na pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE -IUL) e frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-IUL.
Catarina Oliveira, natural do Porto, 34 anos de idade, é Nutricionista, Head of Academy na empresa Access Lab., Consultora e Formadora para a Diversidade, Equidade e Inclusão e embaixadora da Associação Salvador. É também criadora de conteúdos digitais no seu projeto pessoal, na rede social Instagram: Espécie Rara Sobre Rodas, contando com uma comunidade de mais de 45 mil pessoas onde a missão é quebrar preconceitos e tabus relacionados com pessoas com deficiência, criando espaços de diálogo e educação sobre essa temática tão relevante. Na Access Lab. cria planos de formação, com formatos perfeitamente adaptáveis aos formandos da Academia, com os objetivos de sensibilizar, educar e desenvolver competências de empresas, instituições e organizações nas áreas da acessibilidade e inclusão, bem como a implementação de boas práticas nesse sentido. Na Academia Access Lab são abordados conceitos como modelos teóricos da deficiência, definição de deficiência, tipos de deficiência, capacitismo, a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, soluções e boas práticas de acessibilidade, interação e promoção da representatividade das pessoas com deficiência nas diferentes esferas da sociedade. São também disponibilizados exercícios práticos e dinâmicas de grupo para efetivar a aprendizagem.