Set
Data: 30 Set a 10 Out 2024
Horário: Aulas: 18h00 às 21h00 | Visita: 12 outubro 11h00 às 14h00
Duração: 28h | 6 ECTS
Docente: Dora Santos Silva (coordenação)
Docente: Liliana Pacheco
Docente: Catarina Oliveira
Acreditação pelo CCPFC: Não

Storytelling, Inovação e Inclusão Digital é um curso focado na criação de conteúdos e enriquecimento do património em vários formatos e plataformas, tendo como premissas as tendências de inovação na comunicação de cultura e experienciação do visitante, em particular num enquadramento de inclusão e acessibilidade culturais, quer no espaço físico quer no espaço público digital. Os formandos são confrontados com os desafios associados à criação de conteúdos digitais no âmbito das várias indústrias culturais e criativas que promovam uma melhor interação com os diferentes públicos-alvo, numa perspetiva de cultura inclusiva, e são incentivados a participar no desenvolvimento de um projeto ou enriquecimento de um já existente.

Visitas previstas: Casa Fernando Pessoa

Unidades de Investigação envolvidasInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)

Parcerias: Casa Fernando Pessoa e Access Lab

Sessões 1 e 2

• O que significa inovar na cultura e na comunicação de património?
  • Premissas da acessibilidade e inclusão culturais

Sessões 3, 4 e 5

• Ecossistema digital, ferramentas, estratégias de storytelling e formatos na comunicação do património

Sessões 6 e 7

• Boas práticas na comunicação de cultura numa perspetiva de inclusão e acessibilidade
  • Formas de tornar a comunicação acessível no domínio físico e Web

Sessão 8

• Pistas para a criação de um projeto cultural inclusivo e com acessibilidade

Sessão 9

• Apresentação e comentários dos pitches

Sessão 10

• Visita à Casa Fernando Pessoa

Método de avaliação misto

Três respostas/comentários no fórum: 30% (até 12 de outubro)

Trabalho de projeto: 50% (apresentação do pitch: 10 de outubro; trabalho final: 18 de outubro)

Quiz final: 20% (até 18 de outubro)

____

• Santos Silva, D. (2021). “Inovação e Comunicação de Cultura: modelos narrativos emergentes”. In Lourenço, J. & P. Lopes (eds.), Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural (pp. 51-70). Lisboa: NIP-C@M & UAL, disponível em htps://repositorio.ual.pt/handle/11144/4751.DOI htps://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.3
  • López-Salas, Estefanía (2021). A collection of narrative practices on cultural heritage with innovative technologies and creative strategies. Open Research Europe. http://dx.doi.org/10.12688/openreseurope.14178.1
  • UE (2023) Bridging the Gap Inclusive and accessible communication guidelines

DOCENTES

____

Dora Santos Silva é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, de que é vice-coordenadora. Coordena o mestrado em Jornalismo, a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. Fora da academia, tem experiência como guionista, jornalista, copywriter e coordenadora de conteúdos, especialmente na área da cultura. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media – em particular a inovação social, editorial e sustentável -, o storytelling digital e cultural. Coordena vários projetos de investigação e co-criação na área da inovação e storytelling para a inclusão. Em 2022, ganhou uma LEDEFellowship com um projeto para potenciar o jornalismo de soluções em português.

Liliana Pacheco é responsável de comunicação na Casa Fernando Pessoa – Museu de Literatura. Tem quase duas décadas de experiência profissional em diferentes vertentes da comunicação cultural, tendo passado pelas áreas da museologia, da programação cultural em espaço público e pelo setor editorial. Fez investigação académica na área do jornalismo, dos novos média e da indústria livreira e cinematográfica, tendo publicado diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Leciona regularmente em formações e foi professora convidada do ISCTE-IUL, em disciplinas da área da comunicação, ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. É assistente convidada na pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE -IUL) e frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-IUL.

Catarina Oliveira, natural do Porto, 34 anos de idade, é Nutricionista, Head of Academy na empresa Access Lab., Consultora e Formadora para a Diversidade, Equidade e Inclusão e embaixadora da Associação Salvador. É também criadora de conteúdos digitais no seu projeto pessoal, na rede social Instagram: Espécie Rara Sobre Rodas, contando com uma comunidade de mais de 45 mil pessoas onde a missão é quebrar preconceitos e tabus relacionados com pessoas com deficiência, criando espaços de diálogo e educação sobre essa temática tão relevante. Na Access Lab. cria planos de formação, com formatos perfeitamente adaptáveis aos formandos da Academia, com os objetivos de sensibilizar, educar e desenvolver competências de empresas, instituições e organizações nas áreas da acessibilidade e inclusão, bem como a implementação de boas práticas nesse sentido. Na Academia Access Lab são abordados conceitos como modelos teóricos da deficiência, definição de deficiência, tipos de deficiência, capacitismo, a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, soluções e boas práticas de acessibilidade, interação e promoção da representatividade das pessoas com deficiência nas diferentes esferas da sociedade. São também disponibilizados exercícios práticos e dinâmicas de grupo para efetivar a aprendizagem.

• Curso PRR