19
Mai
Temas da cultura musical portuguesa contemporânea
© Nuno Soares
Data: 19 Mai a 27 Jun 2025
Duração: 24h
Área: História, Património e Cultura
Docente: Paula Gomes-Ribeiro
Acreditação pelo CCPFC: Não
Regime de e-Learning – assíncrono

 

Objetivos

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  • Conhecer e saber debater um conjunto de temáticas e problemas da música em Portugal entre a Primeira República e a atualidade.
  • Conhecer e consultar referências académicas atuais sobre cultura musical portuguesa, bem como um conjunto de fontes disponíveis.
  • Incrementar a literacia sobre música em Portugal nos séculos XX e XXI.
  • Desenvolver a capacidade de uso de métodos analíticos e críticos para explorar temas da cultura musical portuguesa.
  • Discutir e comparar diferentes expressões musicais no contexto de paradigmas históricos e culturais, situando-as em debates interdisciplinares.
  • Desenvolver pensamento crítico autónomo sobre os temas em epígrafe..

 

Programa

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  • Invenção e Experimentação. Luiz de Freitas Branco e Jorge Peixinho refletem diferentes momentos de modernidade musical em Portugal. Enquanto Freitas Branco pontua o modernismo musical da primeira metade do século XX, Peixinho explora as vanguardas internacionais, desafiando convenções estéticas nas décadas de 7960 a 7980.
  • Música de Intervenção e Resistência. Expressões musicais como veículos de id entidade, pensamento e mobilização política. Lopes-Graça e José Mário Branco, símbolos de resistência ao regime e à censura, articulando luta social e estética.
  • Liberdade e Pluralismo Pós-25 de Abril. A experimentação artística, multimeios e intertextual de Constança Capdeville e Emmanuel Nunes.
  • Instituições, Eventos e Dinâmicas Musicais. Dos salões privados à emergência e expansão de instituições e de dinâmicas locais, a vida musical portuguesa modernizou-se através de festivais, concertos e outras iniciativas coletivas. Esses espaços fomentaram o diálogo entre tradição e inovação, promovendo o contacto com novos repertórios e a formação de públicos.
  • Ópera em Português: Identidade e Multiplicidade. Incidindo em casos específicos, explora-se a diversidade do género o prático em português, discutindo identidade cultura l, dramaturgia musical e o uso da língua como elemento expressivo e simbólico.
  • Um Presente Polifónico: Rumos musicais na era digital. Na era digital, a música portuguesa enfrenta novos desafios e possibilidades criativas. Novos modos de produzir e ouvir música contribuem para um panorama diverso e dinâmico.

 

Bibliografia

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  • Carvalho, Mário Vieira de. 2006. Pensar a música, mudar o mundo: Fernando Lopes-Graça. Porto: Campo das Letras.
  • Castelo-Branco, Salwa. 2010. Ed. Enciclopédia da música em Portugal no século XX. Lisboa: Temas e Debates.
  • Castro, Paulo Ferreira de. 2015. “Tempo, modernidade e identidade na música portuguesa do século XX”. in Jorge Alexandre Costa, ed. Olhares sobre a história da música em Portugal. Vila do Conde: Verso da História. pp. 213-242.
  • Delgado, Alexandre et ai. 2007. Luís de Freitas Branco. O campo da música. Lisboa: Caminho.
  • Ferreira, Manuel Pedro, ed. 2007. Dez compositores portugueses do século XX: percursos da escrita musical no século XX. Lisboa: Dom Quixote.

 

docente

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Paula Gomes-Ribeiro – Professora associada no Departamento de Ciências Musicais e investigadora sénior do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Completou o Doutoramento e o Mestrado na Universidade de Paris 8, em Musicologia, e a Licenciatura em Ciências Musicais na NOVA FCSH. Fez os seus estudos musicais na Academia de Stª Cecília e no Conservatório Nacional. Coordena o SociMus – Estudos Avançados em Sociologia da Música e a Linha de Estudos Avançados em Género e Música (CESEM). Escreveu crítica e crónica musical para vários jornais. Desenvolveu atividade como encenadora, tendo colaborado com o Conservatório Nacional e o TNSC. Foi coordenadora da Licenciatura em Ciências Musicais e atualmente coordena o Mestrado em Artes Musicais.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Curso PRR