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Temas da cultura musical portuguesa contemporânea
Objetivos
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- Conhecer e saber debater um conjunto de temáticas e problemas da música em Portugal entre a Primeira República e a atualidade.
- Conhecer e consultar referências académicas atuais sobre cultura musical portuguesa, bem como um conjunto de fontes disponíveis.
- Incrementar a literacia sobre música em Portugal nos séculos XX e XXI.
- Desenvolver a capacidade de uso de métodos analíticos e críticos para explorar temas da cultura musical portuguesa.
- Discutir e comparar diferentes expressões musicais no contexto de paradigmas históricos e culturais, situando-as em debates interdisciplinares.
- Desenvolver pensamento crítico autónomo sobre os temas em epígrafe..
Programa
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- Invenção e Experimentação. Luiz de Freitas Branco e Jorge Peixinho refletem diferentes momentos de modernidade musical em Portugal. Enquanto Freitas Branco pontua o modernismo musical da primeira metade do século XX, Peixinho explora as vanguardas internacionais, desafiando convenções estéticas nas décadas de 7960 a 7980.
- Música de Intervenção e Resistência. Expressões musicais como veículos de id entidade, pensamento e mobilização política. Lopes-Graça e José Mário Branco, símbolos de resistência ao regime e à censura, articulando luta social e estética.
- Liberdade e Pluralismo Pós-25 de Abril. A experimentação artística, multimeios e intertextual de Constança Capdeville e Emmanuel Nunes.
- Instituições, Eventos e Dinâmicas Musicais. Dos salões privados à emergência e expansão de instituições e de dinâmicas locais, a vida musical portuguesa modernizou-se através de festivais, concertos e outras iniciativas coletivas. Esses espaços fomentaram o diálogo entre tradição e inovação, promovendo o contacto com novos repertórios e a formação de públicos.
- Ópera em Português: Identidade e Multiplicidade. Incidindo em casos específicos, explora-se a diversidade do género o prático em português, discutindo identidade cultura l, dramaturgia musical e o uso da língua como elemento expressivo e simbólico.
- Um Presente Polifónico: Rumos musicais na era digital. Na era digital, a música portuguesa enfrenta novos desafios e possibilidades criativas. Novos modos de produzir e ouvir música contribuem para um panorama diverso e dinâmico.
Bibliografia
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- Carvalho, Mário Vieira de. 2006. Pensar a música, mudar o mundo: Fernando Lopes-Graça. Porto: Campo das Letras.
- Castelo-Branco, Salwa. 2010. Ed. Enciclopédia da música em Portugal no século XX. Lisboa: Temas e Debates.
- Castro, Paulo Ferreira de. 2015. “Tempo, modernidade e identidade na música portuguesa do século XX”. in Jorge Alexandre Costa, ed. Olhares sobre a história da música em Portugal. Vila do Conde: Verso da História. pp. 213-242.
- Delgado, Alexandre et ai. 2007. Luís de Freitas Branco. O campo da música. Lisboa: Caminho.
- Ferreira, Manuel Pedro, ed. 2007. Dez compositores portugueses do século XX: percursos da escrita musical no século XX. Lisboa: Dom Quixote.
docente
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Paula Gomes-Ribeiro – Professora associada no Departamento de Ciências Musicais e investigadora sénior do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Completou o Doutoramento e o Mestrado na Universidade de Paris 8, em Musicologia, e a Licenciatura em Ciências Musicais na NOVA FCSH. Fez os seus estudos musicais na Academia de Stª Cecília e no Conservatório Nacional. Coordena o SociMus – Estudos Avançados em Sociologia da Música e a Linha de Estudos Avançados em Género e Música (CESEM). Escreveu crítica e crónica musical para vários jornais. Desenvolveu atividade como encenadora, tendo colaborado com o Conservatório Nacional e o TNSC. Foi coordenadora da Licenciatura em Ciências Musicais e atualmente coordena o Mestrado em Artes Musicais.