Turismo, Desporto e Lazer em Áreas Protegidas
A procura de espaços de lazer fora do ambiente urbano tem ganho uma relevância crescente nos últimos anos. Cada vez mais, a população urbana (hoje cerca de 55% do total) procura espaços contratados em busca de paisagens agradáveis, valores culturais e ambientais diferentes, e experiências que correm com o seu quotidiano. É neste contexto que a procura por áreas protegidas tem crescido para a realização de vários tipos de atividades. Nesse âmbito o curso aborda as Áreas protegidas – conceitos de base e legislação, os Desportos de ar livre e a Gestão de atividades de lazer em áreas protegidas.
Visitas previstas: Parque Natural da Arrábida
Unidades de Investigação envolvidas: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)
Parcerias: ICNF
Programa
____
- Perspetiva histórica da conservação da natureza na Europa e em Portugal;
- Instrumentos de gestão das áreas protegidas;
- Turismo de Natureza/ Ecoturismo/ etc.
- Trail running;
- BTT;
- Birdwatching;
- Whalewatching;
- Outros, por exemplo: (Pedestrianismo/Geocaching/Rafting/Canyoning/Escalada).
- Impactos Ambientais;
- Conflitos Sociais;
- Impactos Económicos;
- Sinalética, infraestruturas, certificação, etc.;
- Sustentabilidade;
- Monitorização;
- Eventos.
Bibliografia
____
- Leung, Yu-Fai, Spenceley, Anna, Hvenegaard, Glen, and Buckley, Ralf (eds.) (2018). Tourism and visitor management in protected areas: Guidelines for sustainability. Best Practice Protected Area Guidelines Series No. 27, Gland, Switzerland: IUCN. xii + 120 pp.
- Gómez-Limón García, J., & Martínez Alandi, C. (2016). Guía de buenas prácticas para el desarrollo de carreras por montaña en espacios naturales protegidos (Series de manuales EUROPARC-España No. 12). Series de manuales EUROPARC-España. Madrid: Fundación Fernando González Bernáldez.
DOCENTES
____
Rui Pedro Julião é Doutorado em Geografia e Planeamento Regional (especialidade de Novas Tecnologias em Geografia), é Professor Associado com Agregação do Departamento de Geografia e Planeamento Regional, Investigador do CICS.NOVA da NOVA FCSH e Professor Auxiliar Convidado da NOVA IMS. Foi Subdiretor-Geral do Instituto Geográfico Português, responsável pelas áreas de Investigação & Desenvolvimento, Cadastro e Sistema Nacional de Informação Geográfica (2002 a 2012), e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2012 a 2016).
Ricardo Nogueira Mendes, Biólogo, Pós-graduado em Turismo de Natureza, tem um Diploma de Estudos Avançados em Geografia e Planeamento Territorial, especialidade Planeamento e Ordenamento do Território e um Doutoramento em Ciências do Desporto. É Investigador do CICS.NOVA da NOVA FCSH (desde 2012) e o INEFC-UdL (desde 2019), e tem desenvolvido trabalho técnico e científico em torno da capacidade de carga e das utilizações turísticas e recreativas das áreas protegidas em Portugal e na Catalunha.