Ago
Viver o Canto: um caminho para o alargamento da sensibilidade e da expressão vocal
Círculo pôr do sol
Data: 26 a 30 Ago 2024
Horário: dias úteis das 15h00 às 18h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Helena Rodrigues
Docente: Cecília Valentim
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 250, 610, M26 e M27.
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

____

• Adquirir recursos para alargamento da sensibilidade e perceção multissensorial por meio do canto;
  • Adquirir conhecimentos sobre o canto como experiência estética a partir da conceção de Arnold Berleant;
  • Desenvolver e ampliar a perceção corporal por meio de jogos e práticas corporais;
  • Adquirir ferramentas para o desenvolvimento do movimento expressivo em integração com a voz;
  • Explorar os recursos vocais próprios e adquirir novas ferramentas para a educação vocal;
  • Ativar a memória musical por meio de práticas de improvisação vocal e de canções trazidas pela docente;
  • Explorar o canto coletivo como caminho para a integração pessoal e sentimento de pertencimento a uma comunidade.

____

• O Canto como experiência estética: recursos para o desenvolvimento da autoperceção, expressão e alargamento da sensibilidade;
  • A Voz e o fenómeno acústico;
  • A dimensão ambiental e ecológica do canto;
  • A educação vocal e as cinco dimensões de uma abordagem sistémica: corporal, emocional, cognitiva, musical e poética;
  • Dinâmicas para sensibilização, consciência e integração corporal;
  • Práticas corporais para dissolver padrões de tensão que restringem a expressão vocal;
  • Práticas de respiração e relaxamento;
  • A escuta ativa e recetiva: ampliação da escuta interna e externa por meio de exercícios práticos;
  • Explorando as possibilidades da voz: efeitos, dinâmica, timbre, fraseado, dicção, musicalidade da palavra, expressão vocal;
  • Liberdade de Expressão: Improvisação e criação musical – Paisagens Sonoras;
  • Canto, tempo e memória: a narrativa sonora das experiências de vida;
  • Sensibilidade, tempo e pertencimento na constituição do senso de comunidade tecido pelo canto em conjunto.

____

• BERGE, Yvonne. Viver o seu corpo: para uma pedagogia do movimento, São Paulo: Martins Fontes, 1981.
  • BERLEANT, Arnold. Education as Aesthetic Process in The journal of Aesthetic education. Vol.3, n. 3, 1971.
  • BERLEANT, Arnold. Sensibility and Sense: The Aesthetic Transformation of the Human World. USA: Imprint Academic, Philosophy Documentation Center, 2010.
  • COELHO, Cecília Valentim. A experiência estética tecida pelo canto no processo social: sensibilidade, tempo e pertencimento. Dissertação de Mestrado (Psicologia Social). Orientação Arley Andriolo. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2017.
  • DENORA, T. Health and Music in everyday life in Psyke and Logos, 2007, 28, 271-287.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Cecília Valentim Cantora, Educadora musical e vocal, Psicoterapeuta Somática. Doutora e mestre em Psicologia Social, no âmbito da Psicologia da Arte, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta Somática em: Análise Bioenergética – CBT, Biossíntese pelo Instituto Biossíntese Brasil-Suíça e Biopsicologia. Membro e pesquisadora do LAPA – Laboratório de Pesquisa em Psicologia da Arte (IPUSP), do GES – Grupo de Estética Social (CNPq / IPUSP) e colaboradora do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa / Portugal. Licenciada em Música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina. Pioneira no Brasil e inovadora na Arte do Canto como caminho de transformação e expressão pessoal, criou o Método A Arte do Ser Cantante. Desenvolve diversas atividades em sua própria escola, instituições e empresas, tanto individualmente como em grupos. Há mais de 30 anos dedica-se a aprimorar e realizar seu trabalho como artista, psicoterapeuta somática e educadora em diferentes lugares no Brasil e na Europa.

Helena Rodrigues é professora do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem liderado e coordenado múltiplas iniciativas inovadoras nos domínios educativo e artístico. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Autora de publicações de natureza diversificada, foi responsável pela introdução das ideias da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon em Portugal em 1994. Colwyn Trevarthen tem sido outra grande influência no seu trabalho. À sua formação nas áreas da Psicologia e da Música, tem acrescentado pesquisas pessoais no domínio da expressão vocal e da educação somática, procurando raízes primárias e orgânicas da comunicação. O conjunto destes saberes tem-na levado a formular uma proposta original de formação, visando contribuir para uma melhoria dos cuidados na infância. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. Foram-lhe atribuídos vários prémios, entre os quais se destaca o prémio do Clube Americano e um prémio Santander de excelência académica. É diretora artística da Companhia de Música Teatral, tendo sido também intérprete em várias das criações deste grupo. Coordenou o projeto Opus Tutti. Coordena atualmente o projeto GermInArte. É frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e em festivais e encontros internacionais.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)