Perguntas Frequentes Cultura Contemporânea Portuguesa
As formações de curta duração (microcredenciações) funcionam exclusivamente em regime de ensino à distância (maioritariamente na modalidade assíncrona) , uma vez que se dirige em particular a pessoas que, por viverem e/ou trabalharem fora de Lisboa ou mesmo de Portugal, não têm oportunidade para realizar atividades letivas presenciais.
Cada formação (microcredenciação) corresponde a um período de seis semanas, sendo que os seus materiais (ex. vídeo-aulas, textos de apoio, vídeos e ligações para outros conteúdos) são disponibilizados ao longo desse período na plataforma virtual do curso. Está previsto o agendamento de aulas de tutoria síncronas, a marcar de acordo com a disponibilidade dos estudantes e adaptadas a diferentes fusos horários.
No início de cada formação, será apresentado um calendário de trabalhos com objetivos definidos e com indicação dos elementos de avaliação. Ao longo do curso, são propostas atividades concebidas para envolver ativamente os estudantes (ex. quizzes, participação num fórum de discussão, etc.).
Na página dos cursos da NOVA FCSH selecione o curso em que se pretende inscrever. Ao clicar no botão “Inscreva-se” será encaminhado para a plataforma Inforestudante. Se já é estudante da NOVA FCSH basta colocar as suas credenciais de acesso e clicar no menu CANDIDATURAS > Cursos; se não é aluno da FCSH deverá criar um registo, clicando em “Registar” no campo reservado para os “Novos Utilizadores”.
Para pedir um comprovativo de residência fiscal nas Finanças, siga os passos abaixo no Portal das Finanças:
- Aceda ao site e faça login com suas informações.
- Vá para “Todos os Serviços”.
- Escolha “Documentos e Certidões”.
- Selecione “Pedir Certidão”.
- Escolha a opção “Domicílio Fiscal” e confirme para obter o comprovativo.
Na página da inscrição terá uma área para carregar documentos. Aí deve submeter um comprovativo de residência fiscal.
Deverá ser detentor/a de grau de qualquer licenciatura.
Na página da inscrição encontrará uma área para carregar documentos. Poderá carregar aí uma cópia do certificado de obtenção do grau de licenciado com nota de avaliação final numérica (escala 0 a 20).
Não há limite formal em relação ao número de cursos que pode realizar.
A oferta de cursos permite-lhe construir um programa de trabalho que pode levar à obtenção de uma Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea, ou apenas à obtenção de uma formação enquadrada num programa aberto de Formação ao Longo da Vida. Neste caso, os cursos realizados podem ser usados como uma mais-valia profissional, dando acesso a um certificado de Avaliação, consoante a realização ou não da avaliação proposta para cada curso.
Sim. Para obter uma Pós-Graduação necessita realizar 60 ECTS, seguindo as condições explicitadas na resposta abaixo. Por isso, deve garantir que se inscreve nos cursos que perfazem o número de ECTS de carácter obrigatório.
Terá de realizar cursos que totalizem 60 ECTS, ou seja, todas as microcredenciações do Programa em Cultura Portuguesa Contemporânea.
A todos/as os/as estudantes que concluam, com aproveitamento, os 60 ECTS do programa (12 microcredenciações) será atribuído um reembolso no valor de 320 euros, mediante requerimento, fixando o valor da Pós-Graduação em 1600 euros.
Por favor, consulte o Edital de atribuição de Bolsas de Incentivo para microcredenciações em Cultura Portuguesa Contemporânea.
As condições de acesso especial a este Programa para os detentores de vínculo com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua são da responsabilidade do Instituto, pelo que deve contactar esta entidade diretamente.
As microcredenciações ministradas em regime de e-learning – assíncrono não conferem grau nem são profissionalizantes. Uma vez concluída a formação, os/as estudantes que sejam professores/as dos ensinos Básico e Secundário poderão pedir a acreditação dos cursos junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.