Prémio Fernão Mendes Pinto com candidaturas abertas

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) abriu candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto, uma distinção anual que visa reconhecer dissertações de mestrado ou doutoramento que contribuam para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 31 de julho.

O galardão, atribuído em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem um valor de 8 000 euros e destina-se a trabalhos académicos que explicitem relações entre comunidades de, pelo menos, dois países lusófonos. A publicação digital do trabalho premiado ficará a cargo do Instituto Camões.

Podem concorrer dissertações defendidas no ano civil imediatamente anterior ao da candidatura, escritas em português e apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP. As propostas devem incluir o curriculum vitae do autor, uma cópia da dissertação em suporte informático, parecer(es) do(s) orientador(es) e uma declaração da instituição onde foi apresentada.

Os trabalhos serão agrupados pelas secções Letras e Artes, Ciências Exatas, Ciências da Saúde e da Vida e Ciências Sociais e Humanas.

O regulamento integral do Prémio pode ser consultado aqui.