Salwa Castelo-Branco despede-se do ensino com uma Última Lição
© Clara Azevedo

Salwa Castelo-Branco, Professora Catedrática do Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH, despede-se do ensino, proferindo a sua última lição no dia 16 de dezembro de 2022 pelas 15h no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Na sua última lição, Salwa Castelo-Branco irá abordar o tema da institucionalização das Ciências Musicais em Portugal: o papel pioneiro do Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH.

A NOVA FCSH e a Professora convidam toda a comunidade a participar neste momento de celebração, confirmando a sua presença através do preenchimento do formulário. Convite Última Lição Salwa Castelo-Branco

O programa completo pode ser consultado abaixo.

 

SALWA CASTELO-BRANCO: nota biográfica

“Se eu desaparecer amanhã, o Instituto não morre e a etnomusicologia continuará e florescerá. Era esse o meu desejo há 30 anos”.
(Salwa Castelo-Branco em entrevista ao Público, 30 de dezembro de 2013)

Salwa Castelo-Branco nasceu no Cairo em maio de 1950, no seio de uma família vincadamente ligada à cultura e à música. O seu pai, Aziz El-Shawan, era compositor, tendo fundado um estilo de música de pendor nacionalista, aliando a música tradicional à música erudita ocidental romântica. Logo desde muito cedo, a ligação de Salwa Castelo-Branco à música se ia formando, moldando todo o seu percurso académico e profissional futuro.

No seu lar, Salwa Castelo-Branco ouvia frequentemente discos de música ocidental erudita. Assistia também a concertos da Orquestra Sinfónica do Cairo e a espetáculos de ópera e bailado no Teatro de Ópera da cidade. A casa dos seus pais tornou-se num ponto de encontro de músicos e intelectuais que debatiam a política cultural e o futuro do país.

Aos cinco anos, Salwa Castelo-Branco começou a estudar piano. Simultaneamente, frequentava o colégio inglês El-Salam College. Aos nove anos, ingressa no Conservatório Nacional do Cairo onde aprende a tocar com Ettore Puglizi, um professor convidado para ser instrutor privado do rei.

Foi durante o Ensino Secundário que Salwa Castelo-Branco decidiu que a música seria o caminho a seguir. Inscreveu-se no conservatório na modalidade de ensino integrado, onde continuou a nível de educação superior. Terminou a Licenciatura em Piano em 1970 com a mais alta classificação.

Com o sonho de ser concertista, decidiu prosseguir os estudos na Manhattan School of Music, uma das melhores escolas de música de Nova Iorque, onde realizou um Mestrado entre 1970 e 1973. Nova Iorque proporcionou-lhe um grande crescimento pessoal e intelectual, através do acesso ao ensino e a concertos de excelência. Na International House, uma residência universitária para estudantes estrangeiros, conhece Gustavo Castelo-Branco, um jovem estudante de Física, com quem acabaria por casar.

Apesar da formação prática em piano, Salwa Castelo-Branco sentiu a necessidade de compreender os significados e os contextos da música. Assim, rapidamente se começou a interessar pela Etnomusicologia, área do saber que começa a procurar aprofundar. Com este objetivo em mente, concorre a vários programas de Doutoramento e é aceite com uma bolsa de estudos na Columbia University, onde completa o Mestrado e o Doutoramento em Etnomusicologia.

Em 1979, começa a lecionar na New York University no lugar de “tenure track”. Nesta instituição, foi encarregue de conceber o Mestrado em Etnomusicologia Urbana, uma área emergente dos estudos da Música.

Em 1982, Salwa Castelo-Branco muda-se para Portugal com o marido e a filha de um ano, para lecionar no recém-fundado Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH. Salwa Castelo-Branco tomou como seu principal objetivo: “ministrar ensino actualizado em termos teóricos e metodológicos de modo a formar uma nova geração de etnomusicólogos competentes e internacionalmente competitivos; incentivar os jovens formandos a levar a cabo investigação etnomusicológica em Portugal e no espaço lusófono em torno de problemáticas actuais; encetar um diálogo científico com uma rede alargada de instituições e investigadores em Portugal e no estrangeiro de modo a colocar Portugal no circuito internacional de produção científica no domínio da Etnomusicologia” (Castelo-Branco, 2010). Após a jubilação da professora Maria Augusta Barbosa, Salwa Castelo-Branco foi nomeada coordenadora do Departamento de Ciências Musicais entre 1984 e 1988 e, novamente, entre 1995 e 1997. Desde 1988, ocupa a primeira cátedra em Ciências Musicais em Portugal.

Durante a coordenação do Departamento, Salwa Castelo-Branco pretendia o seu crescimento e que se tornasse numa referência nacional e internacional. Desta forma, organizou dois colóquios internacionais que contribuíram para colocar Portugal no circuito internacional da investigação em Etnomusicologia.

Em 1990, lança o Mestrado em Ciências Musicais na NOVA FCSH, com duas áreas de especialidade: a Musicologia Histórica e a Etnomusicologia. Cinco anos mais tarde, fundou o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD – NOVA FCSH), a primeira unidade de investigação portuguesa no âmbito das Ciências Musicais. O INET-MD é, neste momento, uma unidade de investigação classificada como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O maior projeto de investigação coordenado por Salwa Castelo-Branco foi levado a cabo por uma equipa editorial de 15 membros e 150 redatores ao longo de mais de uma década, tendo resultado na publicação, em 2010, da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX: a primeira grande obra de referência dedicada à música praticada em Portugal ao longo do século XX. Reconhecendo o contributo desta obra, a Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu-lhe o prémio Pró-Autor, em 2010.

A par da sua carreira em território português, Salwa Castelo-Branco continuou a desenvolver um percurso internacional, tendo sido eleita Vice-Presidente da Society for Ethnomusicology, a maior associação norte-americana de Etnomusicologia. Foi também Presidente do International Council for Traditional Music, a maior associação académica internacional no domínio da Etnomusicologia, até 2021. 

Entre a obra de Salwa Castelo-Branco contam-se trabalhos como Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música (1997), Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal (2003; com Jorge de Freitas Branco) ou Traditional Arts in Southern Arabia: Music and Society in Sohar, Sultanate of Oman (2009; com Dieter Christensen). A par de investigações sobre representações de identidade nacional através da música ou dos estudos sobre música tradicional portuguesa ou árabe, participou ativamente na candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade.

A NOVA FCSH agradece à Prof.ª Doutora Salwa Castelo-Branco todo o seu empenho, dedicação e trabalho árduo para com a Faculdade, as Ciências Musicais e a investigação científica.

 

Fontes

Castelo-Branco, S. E. (2010). Enciclopédia de música em Portugal no século XX. (4 volumes, 1500 páginas, 1250 entradas). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.

Lopes, M. «Salwa Castelo-Branco, mulher de música, senhora Etnomusicologia» (30 dez 2013), PÚBLICO. Disponível em https://www.publico.pt/2013/12/30/culturaipsilon/entrevista/salwa-castelobranco-mulher-de-musica-senhora-etnomusicologia-1617872.

Salwa Castelo Branco, musicóloga – Meloteca (10 dez 2019). Disponível em: https://www.meloteca.com/portfolio-item/salwa-castelo-branco/