Tese defendida no Departamento de Ciências Musicais recebe distinção internacional

A tese “Ferramenta, retalho ou papel de parede: a música de catálogo na criação audiovisual online” de Júlia Durand, investigadora do CESEM, recebeu uma menção honrosa no âmbito do Outstanding Dissertation Award 2024. A distinção é atribuída pela Sociedade Internacional de Musicologia (IMS), com sede em Basileia (Suíça).

O trabalho de investigação aborda a música de catálogo (conhecida internacionalmente como stock ou library music) e a forma como, com o desenvolvimento de tecnologias digitais e plataformas de partilha de vídeo da Web 2.0, se tem afirmado como um novo mercado para videógrafos amadores e semiprofissionais. Na tese, Júlia Durand identifica “as especificidades definidoras da música de catálogo, procurando compreender os padrões e convenções que fazem dela um mundo artístico próprio (…) partindo de uma amostra de catálogos europeus e norte-americanos ativos nos últimos 20 anos”, afirma a autora.

A NOVA FCSH coloca-se assim ao lado das Universidades de Chicago, Cambridge e Harvard entre as instituições de acolhimento dos candidatos contemplados com esta relevante distinção internacional, que este ano recebeu um total de 57 candidaturas de 20 países, representando 12 idiomas.

Júlia Durand concluiu a Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na NOVA FCSH, onde leciona desde 2021.