Teses de Mestrado de estudantes da NOVA FCSH vencem o prémio FLAD Ciência Política 2024

Rita Marcelino dos Santos e Marta Ramilo Abrantes, alumni de mestrado da NOVA FCSH, foram as vencedoras do prémio FLAD Ciência Política 2024 com as suas teses de mestrado.

As mestres em Ciência Política e Relações Internacionais foram reconhecidas pelas suas dissertações de curso que submeteram nesta 2.ª edição do prémio da FLAD. Rita Marcelino dos Santos foi então premiada com a tese “Solidarisch mit CDS in Portugal”: a atuação internacional da CDU e da Fundação Konrad Adenauer na democratização Portuguesa (1974-1976) orientada pelo Professor Nuno Severiano Teixeira e pela Professora Ana Mónica Teixeira. Já Marta Ramilo Abrantes teve o mesmo reconhecimento (ex-aequo) com o trabalho Diplomacia Científica, Portugal e o Projeto Europeu orientado pela Professora Raquel Vaz Pinto e pela Professora Ana Santos Pinto.

O Prémio FLAD Ciência Política distingue alunos que tenham concluído o mestrado numa universidade portuguesa nos domínios da Ciência Política e/ou Relações Internacionais, e cuja dissertação revele potencial para a investigação cientifica na sua área de estudo, oferecendo a participação no congresso da American Political Association (APSA), que decorre em Filadélfia, Pensilvânia. Este ano a conferência decorre nos dias 5 e 8 de setembro.

Já na primeira edição do prémio FLAD Ciência Política o atual estudante de doutoramento na NOVA FCSH Bruno Rocha tinha sido premiado com a tese de mestrado: “Uma Nação num Mundo de Estatuto: Os Ecos das Representações da ‘Nação Alemã’ nas Práticas de Procura de Estatuto Internacional.”