Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - NOVA FCSH)

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) é uma unidade interuniversitária que existe desde 2007 e se organiza em polos sediados em quatro instituições universitárias – NOVA FCSH, ISCTE-IUL, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho.

Este funcionamento articulado em rede permite que cada polo desenvolva de forma autónoma as suas atividades e todos partilhem recursos indispensáveis à gestão, captação de fundos e divulgação das atividades de pesquisa, ensino e transferência de conhecimento, estimulando ainda a mobilidade dos investigadores do CRIA entre as diferentes instituições.

A investigação desenvolvida no CRIA organiza-se em torno de grupos de investigação que compõem o núcleo científico do centro e reúnem investigadores dos diferentes polos institucionais. Estes grupos formaram-se a partir de quatro campos específicos de pesquisa da equipa do CRIA: (1) Circulação e Produção de Lugares, (2) Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia, (3) Governação, Políticas e Quotidiano, e (4) Práticas e Políticas da Cultura.

Complementarmente, as linhas temáticas e os núcleos de trabalho agregam investigadores dos vários grupos de investigação em torno de temas e contextos específicos de pesquisa como são a (1) Antropologia da Saúde, (2) a Antropologia Visual e da Arte, (3) os Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos, (4) a Antropologia da Religião, e (5) os Recursos Informais, Estado e Capital Social.

Formalmente constituído como associação de investigação e desenvolvimento, de acordo com a revisão dos seus estatutos realizada em 2014, o CRIA tem como órgãos sociais a Direção, o Conselho Científico, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal.

Coordenador(es) Presidente: Catarina Frois Vice-Presidente: Sónia Vespeira de Almeida Secretário: Jorge Varanda Tesoureiro: Luís Cunha Vogal: Marta Prista Vogal: Inês Lourenço Diretor Etnográfica: Humberto Martins Última Avaliação FCT Muito Bom Email cria@cria.org.pt Telefone 217 908 300 | 217 908 315 Website Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - NOVA FCSH) Gestor(es) de Ciência Ana Carrapato - Gestão de Ciência (projetos e candidaturas) ana.carrapato@cria.org.pt Andreyna Caires - Gestão de Ciência (projetos) andreyna.caires@cria.org.pt Maria João Seabra - Gestão de Ciência (planeamento e gestão) maria.seabra@cria.org.pt Isabel Cardana - Gestão de Ciência (planeamento e gestão) isabel.cardana@cria.org.pt Carlos Moreira - Gestão de Ciência (produção científica, acesso aberto e iniciativas) carlos.moreira@cria.org.pt Mafalda Melo - Comunicação de Ciência mafalda.melo.sousa@cria.org.pt Mónica Rodrigues - Revista Etnográfica e Etnográfica Press monica.rodrigues@cria.org.pt