O IPRI é um instituto académico dedicado aos estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, fundado em 2003 pela Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde 2012, o IPRI-NOVA é integrado também por algumas empresas, como a Fundação MillenniumBCP, a Fundação EDP, o BPI e a REN. O IPRI-NOVA foi reconhecido como uma Instituição de Utilidade Pública, em 1 de Outubro de 2010, pelos serviços prestados à comunidade no âmbito da cultura, através da promoção da investigação académica em ciência política e relações internacionais sob uma base multidisciplinar.
Enquanto instituto de estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, o IPRI-NOVA assume-se como um projecto integrado e estruturado em três eixos fundamentais: a investigação científica, a formação especializada – doutoramento e pós-doutoramento –, e a transferência de conhecimento e criação de valor social.
O Instituto está organizado em três Grupos de Investigação e uma Linha Temática.
Os Grupos de Investigação – Globalização e Regionalismo; Democracia e Governance; e Prospectiva e Planeamento Estratégico – correspondem às principais áreas disciplinares do Instituto e representam o trabalho corrente na investigação, ensino e transferência de conhecimento.
A Linha Temática – European Union: overcoming the crisis and future challenges – recebe o contributo dos três Grupos de Investigação e representa a prioridade estratégica elegida pelo Instituto para o período 2015-2020. A Linha Temática constitui a resposta e o contributo do Instituto, na sua área de expertise, aos grandes desafios que se apresentam às sociedades contemporâneas e equacionados no Programa Horizonte 2020 da União Europeia.