Universidade NOVA de Lisboa atribui Doutoramento Honoris Causa a Gilberto Gil
Foto: Douglas Fischer

A Universidade NOVA de Lisboa irá distinguir Gilberto Gil com o título de Doutor Honoris Causa. A cerimónia irá decorrer a 31 de outubro pelas 14h na Reitoria da Universidade (Campus de Campolide), inserindo-se nas celebrações dos 50 anos da instituição. 

Esta distinção pretende reconhecer a extraordinária contribuição de Gilberto Gil para a cultura internacional e o legado que deixou ao longo de 60 anos de carreira. 

“Para a Universidade NOVA de Lisboa, é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica”, explica João Sàágua, Reitor NOVA.

A cerimónia de atribuição do título inicia uma programação mais alargada, o ciclo Brasil na NOVA – em homenagem a Gilberto Gil, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela a partir da Universidade como espaço de interrogação. 

O ciclo inicia-se a 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, primeira data de um ciclo de repertório luso-brasileiro que resulta de uma colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil e em que será interpretado um arranjo inédito do compositor italiano Aldo Brizzi sobre “Domingo no Parque”. Contará ainda com concertos de Júlio Resende e António Zambujo e do músico e professor brasileiro José Miguel Wisnik. 

Para participar, deverão preencher o formulário de inscrição até dia 20 de outubro.