VINCULUM disponibiliza conjunto de recursos em acesso aberto
7 de Abril de 2025, 11:30

O projeto VINCULUM criou uma comunidade na plataforma Zenodo e publicou um conjunto de sete livros em acesso aberto — disponíveis na plataforma OAPEN e na Imprensa da Universidade de Coimbra (com mais três obras no prelo), que se soma à sua presença no EU Open Research Repository.
Na comunidade VINCULUM no Zenodo, um repositório de dados de investigação que permite a partilha e preservação de dados (desenvolvido no âmbito do programa europeu OpenAIRE e operado pelo CERN), as pessoas interessadas poderão encontrar um vasto conjunto de itens — desde publicações, a eventos do projeto e vídeos. Esta comunidade está a impulsionar ainda mais o alcance internacional do projeto, financiado pelo ERC e coordenado por Maria de Lurdes Rosa.
Quanto às publicações na OAPEN, lá encontramos o livro “Vínculo do Mês: uma Experiência de Comunicação de Ciência (2019-2024)” (coordenado por Maria de Lourdes Rosa e Rita Sampaio da Nóvoa) e as coleções “Edição de Fontes”, “Instrumentos de Trabalho” e “Estudos Históricos e Arquivísticos”, dirigidas por Maria de Lurdes Rosa. Da primeira coleção, faz parte a obra “Tombo das Capelas da Cidade de Évora e das vilas de Montemor-o-Novo, Alcáçovas, Viana, Redondo, Cabeção, Mora e Lavre; Vínculos das provedorias da comarca de Évora e Estremoz, séculos XV-XIX” (André Madruga Coelho e Lourdes Rosa”; da segunda, “A Memória dos Vínculos. Documentos do projeto VINCULUM. Antologia de Fontes” (editada por Ana Mafalda Lopes, Fábio Duarte e Maria Teresa Oliveira); na terceira, estão incluídas “Imagining and organising kinship. The entailment system (14th—17th centuries)” (Miguel Aguiar), “Power: Entailment, status, and social mobility (14th-17th centuries)” (Ana Rita Rocha), “Entailment identity: construction, transmission, perpetuation (14th-17th centuries)” (Rita Sampaio da Nóvoa) e “Privilege, Memory and Perpetuity: Entails and Entailment in Europe, ca. 1300-1800” (editada por Maria de Lurdes Rosa).
A disponibilização destes recursos faz parte da estratégia de ciência aberta adotada pelo VINCULUM desde o seu início, e teve recentemente como resultado a obtenção do YERUN Open Science Award, atribuído particularmente pelo seu extenso programa educativo que associou a investigação ao ensino das humanidades. Além dos recursos aqui mencionados, na sítio da internet do VINCULUM encontram-se a base de dados do projeto e o Guia do Sistema de Informação Vincular – VISG, que “tem como objetivo reconstruir o sistema de funcionamento institucional, administrativo e produtor de informação, criado pela vinculação entre os séculos XIV e XVII”. O principal objetivo do VINCULUM foi o estudo profundo dos vínculos nas sociedades do Sul da Europa, de forma a poder conceptualizá-los e explicá-los.