“Vinculum” distinguido com Prémio Internacional

O projeto Vinculum, desenvolvido por Maria de Lurdes Rosa, ganhou uma distinção do Yerum Open Science Awards pelo programa educativo desenvolvido pelos seus investigadores. Destinado a estudantes do Ensino Secundário, a iniciativa “YOU CAN BE A HISTORIAN: opening academic research to schools and communities through students’ engagement in local heritage” teve como objetivo implementar um modelo de ciência aberta que relacionasse a produção de investigação científica com o ensino de humanidades nas escolas secundárias, incentivando a utilização dos resultados da investigação a partir de desafios adequados aos conhecimentos e interesses dos alunos. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se sexta-feira, 14 de fevereiro, via Zoom e toda a informação pode ser encontrada aqui.

Constatando a importância educativa da descoberta de património, foram definidos dois projetos piloto: o concurso “Cria vínculos com a História” e a atividade de cidadania “Vínculos com (a) História: à descoberta das Casas Históricas da Ribeira Lima”. Nos dois casos a equipa do projeto forneceu dados de investigação a estudantes, em colaboração com professores e especialistas em património local. Os alunos foram ensinados a explorá-los e incentivados a produzirem resultados concretos, nomeadamente um pequeno texto, no caso do concurso, enquanto o segundo caso traduziu-se no acompanhamento de visitantes às casas históricas. Foi também incentivada a reflexão sobre temas problemáticos da História, como a identidade, a violência ou a escravização.

O Concurso decorreu entre junho de 2023 e julho de 2024 com o apoio da Associação de Professores de História e da Academia das Ciências de Lisboa. Foram selecionadas 11 turmas, num total de cerca de 250 alunos. Cada turma recebeu um “dossiê de investigação” e foi acompanhada em aulas zoom pelo investigador responsável, em contacto próximo com o docente da turma.

A atividade de cidadania “Vínculos com (a) História: à descoberta das Casas Históricas da Ribeira Lima” apostou no aprofundamento da abertura às comunidades locais. Partiu da proteção do património característico de uma região, também relevante na geração de receitas turísticas. Decorreu na vila de Ponte de Lima, no Norte de Portugal. Em colaboração com a Escola Secundária, o Município e associações de promoção do património, foram selecionados 50 alunos, que receberam formação sobre o património a visitar, e acompanharam durante 4 dias os proprietários de casas históricas que nunca tinham sido abertas ao público. A atividade englobou 20 casas históricas e recebeu cerca de 1500 visitantes.

A YERUN – Young European Research Universities Network – é uma rede europeia de jovens universidades de investigação e o objetivo do prémio é reconhecer os esforços inovadores de indivíduos e equipas na promoção das práticas de Ciência Aberta dentro da rede. O prémio destaca projetos com impacto que exemplificam os princípios de transparência, acessibilidade e colaboração na investigação e para além dela.