EleArt. Elefantes e Arte em Viagem




EleArt é uma deriva de TravelconT. É um projeto educacional, de conservação e divulgação que pretende ser um catalisador da proteção animal e cultural. O seu âmbito foca-se na vida selvagem em ligação com a história humana, nomeadamente no que concerne à relação entre elefantes e arte rupestre San.

O projeto pretende contribuir para a salvaguarda da vida natural e da cultura artística através do conhecimento, preservação e difusão de um legado vivo e único. Correlacionando a viagem elefantina e a sua ascendência na representação pictórica pelo povo San, EleArt propõe-se iluminar parte de uma relação prístina inspirando e impulsionando ações efetivas de investigação, educação e regeneração, capazes de alavancar uma conservação animal e cultural que garanta a continuação da História impactando e relevando o equilíbrio entre o legado humano e a vida selvagem.

A publicar em 2025
A justificação desta obra cristaliza-se numa paixão repartida entre o maior mamífero terrestre e o povo San – os bosquímanos nómadas –, tendo a aproximação a ambos sido elaborada a partir de um eixo dual: a Arte e a Viagem, quer física quer interior. Após anos a deambular pelo mundo e a mergulhar em leituras inclusivas e investigações ecléticas, EleArt foi-se desenhando com contornos cada vez mais precisos, ainda que estes nem sempre perfizessem o quadro desejado. Por trilhos de elefantes e grutas de arte milenar, definem-se traços de pura magia, incredulidade, inquietude e expectativa, na promessa de uma sobrevivência fugaz, em tributo à vida.


Mais informação em breve.