Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
TravelconT é a sequência lógica de ArTravel (projeto terminado em 2022).
É uma possibilidade de desenvolvimento da investigação iniciada: na verdade, a chegada de ArTravel coincide com a partida de TravelconT: uma nova etapa com o fundamento no trabalho construído, com um fio condutor e uma linha gradativa consequente mas disruptiva, fazendo avançar o conhecimento numa convergência de temática. Aliás o acrónimo correlaciona-se como se fosse uma mesma escrita gráfica: a das circulações globais dentro dos estudos pós-coloniais.
Projeto cujo objetivo é o de mapear e refletir sobre trânsitos turísticos na ótica do Turismo de Memória inserindo-o num discurso crítico cuja relevância assenta numa investigação de abordagem metodológica de vocação interdisciplinar, valorização transfronteiriça e ênfase pluricontinental. Sendo o turismo uma atividade de escala mundial com impacto incisivo nos PIBs nacionais, ele constitui um fenómeno transversal a uma genealogia partilhada: a dos impérios coloniais. Este aspeto tem vindo a catalisar fluxos turísticos de dois sentidos: do ex-colono em visita à antiga geografia ultramarina e do ex-colonizado em turismo à velha sede imperial, numa dinâmica dual cuja perspetiva se configura de grande atualidade.
Âmbito
Projeto de denvolvimento integrado dentro da mobilidade contemporânea pós-colonial.
Importância/Pertinência do Turismo de Memória
- Um meio de construir cultura e definir identidades;
- Património como legado de um passado (memória) comum e facilitador de uma integração do turismo na História, tornando-se parte dela.