Consulta aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor para estudantes admitidos/as a partir de 2022/2023

Apresentação

Os licenciados em Ciências da Comunicação ficam habilitados com os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional ou investigação académica nas diferentes áreas da comunicação. O plano de estudos concilia as necessidades gerais de formação teórica e prática com a possibilidade de criação de um percurso personalizado do aluno, em cinco áreas opcionais:

Jornalismo

  • Jornalismo impresso;
  • Jornalismo radiofónico;
  • Jornalismo televisivo;
  • Jornalismo multimédia e ciberjornalismo.

Comunicação estratégica

  • Marketing;
  • Publicidade;
  • Relações públicas e comunicação institucional;
  • Consultoria e assessoria de comunicação.

Cinema e televisão

  • Produção e realização;
  • Programação cinematográfica e audiovisual;
  • Guionismo;
  • Conceção e produção de projetos multimédia.

Comunicação, cultura e artes

  • Crítica cultural;
  • Gestão e assessoria cultural;
  • Programação cultural;
  • Conceção e produção de projetos multimédia.

Criação em Novos Media

  • Produção digital;
  • Media;
  • Produção  audiovisual;
  • Multimédia.
Informação útil
Nota do Último Colocado
17,65
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2024/2025

Provas de Ingresso

É necessária UMA das seguintes provas:

  • Português
  • História
  • Economia
  • Filosofia

Vagas

96

Acreditação A3ES

Com Acreditação em 2019, por 6 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Saídas Profissionais

  • Jornalismo (Imprensa, Rádio, TV e Novos Media)
  • Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
  • Agências e Gabinetes de Comunicação
  • Organizações de Comunicação e Cultura (crítica cultural, assessoria, audiovisual e media interativos)
  • Gestão de Redes Sociais
  • Produtoras de Cinema e Televisão (produção, realização e guionismo)
  • Produtoras de Audiovisual e Multimédia
  • Organização de Eventos Culturais
  • Comunicação Institucional
  • Empresas de Consultoria e Comunicação
  • Empresas de Media
  • Estúdios de Produção Digital

Taxa de Empregabilidade

95,7%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Áreas De especialização

  • Cinema e Televisão
  • Comunicação Estratégica
  • Comunicação, Cultura e Artes
  • Criação em Novos Media
  • Jornalismo

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres. Créditos: 180 ECTS

O estudante tem que realizar 180 créditos: 84 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 36 créditos do quadro de opções condicionadas da área opcional, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra licenciatura. 

Semestralmente, o estudante não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o estudante será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico. 

Os estudantes de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeira Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das Unidades de Investigação que integram a Faculdade.

Percurso Recomendado de Ciências da Comunicação

  • Ciências e Tecnologias da Informação
  • Comunicação e Ciências Sociais
  • Cultura Contemporânea
  • Discurso dos Media
  • Economia e Geopolítica dos Media
  • Ética e Direito da Comunicação
  • História dos Media
  • História e Teoria da Imagem
  • Semiótica
  • Teoria da Comunicação
  • Sociologia da Comunicação
  • 9 disciplinas opcionais
  • Retórica e Argumentação
  • 9 disciplinas opcionais

Coordenação