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Ciências da Comunicação

Palavras-chave

  • Comunicação
  • Jornalismo
  • Comunicação Estratégica
  • Cinema e Televisão
  • Cultura e Artes

 

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação visa a formação de licenciados com competências profissionais e académicas – tanto tecnológicas como críticas e criativas – no âmbito das linguagens e dos dispositivos da comunicação e das indústrias culturais, enquadradas numa perspetiva ampla e interdisciplinar.

Os licenciados em Ciências da Comunicação ficam habilitados com os conceitos, as ferramentas e as metodologias necessárias ao exercício profissional nas diferentes áreas da comunicação, designadamente em:

 

1. Jornalismo e comunicação social

a) Jornalismo impresso;

b) Jornalismo radiofónico;

c) Jornalismo televisivo;

d) Jornalismo multimédia e ciberjornalismo.

2. Comunicação estratégica e política

a) Marketing;

b) Publicidade;

c) Relações públicas;

d) Consultoria e assessoria de comunicação.

3. Cinema, televisão e media interativos

a) Produção e realização;

b) Programação cinematográfica e audiovisual;

c) Guionismo;

d) Conceção e produção de projetos multimédia.

4. Comunicação, cultura e artes

a) Crítica cultural;

b) Gestão e assessoria cultural;

c) Programação cultural;

d) Conceção e produção de projetos multimédia.

5. Investigação e ensino no campo académico das Ciências da Comunicação, através do acesso aos ciclos de pós-graduação (Mestrado e Doutoramento).

 

Coordenação

Coordenação Executiva: Cristina Ponte

Coordenadora do Curso de Licenciatura: Margarida Medeiros

 

Plano de Estudos

O atual plano de estudos procura conciliar as necessidades de formação teórico-prática e aquisição de competências profissionais, bem como a possibilidade de criação de um percurso personalizado do aluno, a partir de uma estrutura assente em três tipos de unidades curriculares: obrigatórias (ou «tronco comum»); opções condicionadas; e opções livres.

São 20 (120 ECTS) as disciplinas obrigatórias, que fornecem as competências necessárias para o domínio básico das múltiplas dimensões do fenómeno comunicacional.

Além das disciplinas obrigatórias, deve ser obtida a aprovação em pelo menos 5 disciplinas (30 ECTS) de um dos quatro percursos ou áreas de especialização (Jornalismo; Comunicação Estratégica; Cinema e Televisão; Comunicação, Cultura e Artes), tendo estas o carácter de opções condicionadas. Recomenda-se a consulta do Guia da NOVA para a lista de opções condicionadas e livres que estão em funcionamento em cada ano letivo, bem como para o percurso aconselhado (distribuição por anos de inscrição).

As disciplinas que compõem os restantes 30 ECTS têm o estatuto de opções livres. Podem ser realizadas na mesma área de especialização, noutras áreas do mesmo curso, ou ainda noutros departamentos da Faculdade (eventualmente num minor de outra área científica) ou em cursos livres.

As disciplinas de tronco comum são as que se seguem, recomendando-se a consulta do Guia da NOVA FCSH para a lista de opções condicionadas e livres que estão em funcionamento em cada ano letivo, bem como para o percurso aconselhado (distribuição por anos de inscrição).


Disciplinas obrigatórias:

Comunicação e Ciências Sociais

Direito e Deontologia da Comunicação

Discurso dos Media

Economia

Filmologia

Filosofia da Comunicação

História dos Media

Mediação dos Saberes

Métodos Quantitativos

Mutação dos Media

Retórica e Argumentação

Semiótica

Sistémica e Modelos da Informação

Sociologia da Comunicação

Teoria da Comunicação

Teoria da Imagem e da Representação

Teoria da Notícia

Teoria Política

Teorias do Drama e do Espetáculo

Textualidades

 

Corpo Docente

Docentes de carreira:

António Fernando Cascais

António Granado

Ana Margarida Barreto

Carla Baptista

Carlos Correia

Cláudia Madeira

Cristina Ponte

Francisco Rui Cádima

Graça Rocha Simões

Hermenegildo Borges

Jacinto Godinho

João Pissarra Esteves

José A. Bragança de Miranda

Luís Oliveira Martins

Marcin Lewinski

Margarida Medeiros

Maria Augusta Babo

Maria Irene Aparício

Maria Lucília Marcos

Maria Teresa Cruz

Marisa Torres da Silva

Paulo Nuno Vicente

 

Docentes convidados e colaboradores:

Alberto Arons de Carvalho

Giovanni Damele

Isabel Afonso de Sousa

João Guerra

José Manuel Costa

José Santana Pereira

 

Pedro Coelho

Sérgio Mah

 

Candidaturas | Número de vagas | Propinas

Para saber mais sobre estes tópicos consulte a página Licenciaturas.

 

Taxa de Empregabilidade

92,6%*

*Dados de empregabilidade recolhidos pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

 

Saídas Profissionais

  • Jornalismo (Imprensa, Rádio, TV e Novos Media)
  • Empresas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas
  • Organizações de Comunicação e Cultura (crítica cultural, assessoria, audiovisual e media interativos)
  • Gestão de Redes Sociais
  • Produtoras de Cinema e Televisão (produção, realização e guionismo)
  • Organização de Eventos Culturais
  • Comunicação Institucional
  • Empresas de Consultoria e Comunicação

 

Secretariado

E-mail: ciencias.comunicacao@fcsh.unl.pt

Tel.: +351 217 908 323

 

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