APRESENTAÇÃO

O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), pioneiro em Portugal, é na sua área o Departamento mais procurado a nível nacional, de modo consistente, sendo a nota de entrada do último aluno colocado a mais elevada entre todas as licenciaturas similares do ensino superior público.

Inicialmente designado como Departamento de Comunicação Social, promoveu a primeira licenciatura em Comunicação Social em Portugal nesta área em 1979, um ano após a fundação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Ao longo da década de 1980, quando os primeiros finalistas se licenciaram, o Departamento afirmou-se como importante referência, quer no plano nacional, quer internacional. Iniciou também o primeiro curso de mestrado em Ciências da Comunicação, em 1984. Nesse mesmo ano foi constituída a primeira unidade de investigação nesta área em Portugal: o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, atualmente integrado no ICNOVA, que desde 1985 publica uma das mais antigas revistas académicas de comunicação na Europa – a Revista de Comunicação e Linguagens.

No início dos anos de 1990, o Departamento, já com a designação de Departamento de Ciências da Comunicação, viu consolidada a primeira fase da sua história com os primeiros doutoramentos a serem finalizados, nomeadamente pelos primeiros assistentes estagiários. Nessa década, o Departamento alargou a sua área científica no plano da investigação com a cooperação direta com duas outras unidades de investigação: o IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA, criado em 1993, e o CIMJ – Centro de Investigação em Media e Jornalismo, criado em 1997, agora também integrado no ICNOVA.

Alunos de várias gerações do Departamento de Ciências da Comunicação encontram-se em lugares de destaque nos meios de comunicação social em Portugal ou noutras áreas da sociedade portuguesa.

Investigação

O Departamento de Ciências da Comunicação tem associadas duas unidades de investigação à sua oferta letiva.

COMISSÃO EXECUTIVA

Contactos do Departamento

Secretariado

Localização: Torre B, B106