GeoINova    -   NORMAS DA REVISTA


A GeoINova é uma revista de Geografia, com periodicidade semestral, iniciativa do Departamento de Geografia e Planeamento Regional (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa). Na sua programação habitual, a GeoINova é uma revista temática, dedicando cada um dos seus números a um tema ou região. Cada número é programado e dirigido por um Coordenador Científico, a quem cabe o convite para a participação de autores. Para além destes convites, todos os interessados em colaborar com a revista podem apresentar as suas propostas. Todas as contribuições são previamente aprovadas pela Comissão Editorial.

Admissão de originais

A GeoINova admite textos em português, inglês, francês e espanhol, sob a forma de artigos ou notas. Os artigos devem ter de 5000 a 10000 palavras, e as notas de 1500 a 2000 palavras. Os artigos são acompanhados de um resumo com 200 a 250 palavras e de um conjunto de palavras-chave, entre 4 a 6, em três línguas diferentes: a do texto principal e de modo a incluir sempre uma versão em português e inglês; os resumos devem incluir a tradução do título; Os trabalhos devem ser originais e serão submetidos a avaliação sempre que não resultam de convite dirigido pelo coordenador científico. A Comissão Editorial reserva-se o direito de efectuar correcções de estilo que considere necessárias.

Formatação do texto

Versão: digital em Word, ambiente Windows (não utilizar as versões acabadas de sair), acompanhada de uma cópia impressa em papel. A dimensão total não pode ultrapassar a supra indicada.

Dimensão do papel: 16/23 cm. Mancha: margens: 2; 2; 2; 2; cabeçalho e rodapé: 1,25

Tamanho da letra: texto: New Times Roman 10, espaço simples. Títulos do editorial e Apresentação, em 14, maiúsculas. Título dos artigos, em 12, bold, minúsculas, centrado; Subtítulos em 10 bold, minúsculas, com numeração normal (arábica preferencialmente) e subdivisão decimal. Texto-resumo em 10 itálico. Palavras-chave: o título em 10 bold e as palavras de seguida em 10 normal e sem recuo à direita e separadas por vírgulas. Início da 1a linha do texto, recuado 1 cm à direita.

Identificação do(s) autor(es) e dados/contacto: o nome, em 11 bold e minúsculas e depois o apelido em maiúsculas; os dados/contacto, em 8 sem bold.

Títulos e subtítulos dentro do artigo: sempre alinhados à esquerda.

Quadros

Os quadros serão abertos à esquerda e à direita; fechados em cima e em baixo; linha mais espessa a separar o cabeçalho do corpo; o total dos valores ficará no fim do quadro, separado por uma linha mais espessa; o quadro é antecedido pela sua identificação (número e título), tendo a palavra quadro por extenso, seguida do nº que o identifica e separado por um traço do título respectivo; utilizando o bold e o tamanho de letra 8. Fonte de quadros e figuras, quando a houver: letra 8, normal, no canto inferior esquerdo.

Figuras

Serão precedidas pela identificação feita por numeração própria das figuras (inclui: figuras, gráficos, esquemas, etc.). Devem ser enviadas em ficheiro separado, em software fácil de converter e de trabalhar e em papel normalizado e de boa qualidade gráfica e numa dimensão igual ou superior à final. Devem ser reduzidas em número (a Comissão Editorial poderá ter de suprimir as que se apresentem como desnecessárias ou de qualidade não aceitável) e na utilização da cor; devem utilizar a posição "retrato". As escalas serão sempre gráficas e não numéricas.

Bibliografia

A bibliografia, em tamanho 9 normal, será localizada sempre no fim do artigo e seguirá as normas: apelido em maiúsculas ( 2 apelidos, no caso de ser usual a utilização dos dois últimos, por ex. autores espanhóis); seguido do nome (abreviado ou em minúsculas quando estiver por extenso); segue-se o ano da escrita ou 1a publicação entre parêntesis; depois separado por vírgula, o livro em itálico (ou o artigo sem itálico, seguido de in, autores e obra, esta em itálico); editora (seguida pela data de edição se esta for diferente da data da escrita ou da 1a publicação) e local, separados por vírgula e terminando com ponto final. O apelido do autor é ajustado à esquerda e as linhas restantes em espaço simples e recuadas à direita (1 cm). Obras do mesmo autor, por ordem de antiguidade.

Citação bibliográfica no texto: colocada entre parêntesis; apelido (minúsculas), vírgula, ano, dois pontos e página da obra de onde foi tirada (o apelido e o ano têm de ter correspondência na listagem bibliográfica).