Home > Sobre nós

Sobre nós

Alda Costa

 

Alda Costa
Universidade Eduard mondlane - Escola de Comunicação e Artes
Av. Romão Fernandes Farinha, n° 456-520, C. Postal 257
402029,Maputo
Moçambique
Email: aldamc@tdm.co.mz

Alda Costa nasceu em Pemba, Moçambique. A sua experiência profissional inclui o ensino, a planificação curricular e a gestão cultural. Coordenou as escolas de educação artística (1983-85), trabalhou como Museóloga (1986 e 2001) e presidiu à Comissão Instaladora do Instituto Superior de Artes e Cultura (2007-09). É actualmente Directora de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. A sua formação académica foi feita em História, Museologia e História da Arte, área em que se doutorou (2005) com uma tese sobre arte moderna e contemporânea de Moçambique. Entre as suas publicações contam-se manuais didácticos sobre história e ensino de história, livros sobre arte e numerosos artigos, capítulos e textos sobre património cultural, museus, museografia/museologia e arte em livros, catálogos de exposições e outras publicações.


Feliciano de Castro Comé

Feliciano de Castro
Universidade Eduard mondlane - Escola de Comunicação e Artes
Av. Romão Fernandes Farinha, n° 456-520, C. Postal 257
402029,Maputo
Moçambique
Email: felicianodecastro@gmail.com
Tel: (+258) 21 402028, Fax: (+258) 21 

É licenciado em Música pela Universidade Eduardo Mondlane (2010) tendo abordado o tema sobre "Primeiro Hino Nacional de Moçambique: Sua História e Análise dos Seus Elementos Estruturais". Mestrando na Universidade Técnica de Moçambique - Docência e Gestão do Ensino Superior (especialização - Ciências Tecnológicas e Engenharias) [2017]. Em 2013 participou na capacitação em Audioperceptiva e análise musical com a Professora Graciela Sara Tarchine da Universidade de Buenos Aires - Argentina. Doente de Análise e Técnicas de Composição, Audioperceptiva e Seminário Sobre Composição - ECA/UEM . Director do curso de Licenciatura em Música - ECA/ UEM. Maestro do grupo coral - Majescoral (grupo com 23 anos de existência e criado com o objectivo de fazer música coral resultante da investigação de rítmos africanos e moçambicanos especificamente).


Gianira Ferrara

Gianira Ferrara
(Doutoranda)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: gianira.ferrara@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Palermo (Itália) e Mestre em Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). É atualmente bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT- MCTES) no âmbito do Programa Doutoral Música como Cultura e Cognição, na mesma faculdade. Na Itália interessou-se pelas práticas musicais em torno do adufe, na Beira Baixa em Portugal. Em Portugal tem dedicado a sua investigação às relações entre música, memória e processos migratórios, focando as práticas expressivas entre os “migrantes da descolonização” angolana. Para o doutoramento pretende investigar a prática expressiva da timbila presente principalmente no Sul de Moçambique. Integra no INET-MD (FCSH-UNL) o projeto de investigação “Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique” Concurso de Projetos de I&D (FCT). PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


Isaac Raimundo

Isaac Raimundo
(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de LisboaAv. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: isaac.raimundo@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Isaac Raimundo é licenciado em Produção e Tecnologias da Música, com especialização em acústica previsional. A sua atividade profissional tem-se desenvolvido na área da electroacústica, em particular no desenvolvimento de equipamento de leitura e digitalização de discos de 78 r.p.m. Atualmente, frequenta o Plano Doutoral em Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde investiga a influência que a transição da tecnologia de gravação sonora mecânica para a eletromecânica  teve nas práticas musicais.


João Soeiro de Carvalho

João Soeiro de Carvalho
(Doutor Integrado | Professor Associado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: jsoeiro@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Obteve os graus de Doutor e de Mestre pela Columbia University in the City of New York. É Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve a sua atividade científica na área das Ciências Musicais – Etnomusicologia. Investigador Principal de vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e autor de vários artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Exerce desde 2013 as funções de Presidente do Conselho Pedagógico, e de Subdiretor para os Estudantes na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2009 e 2013 foi Coordenador Executivo do Departamento de Ciências Musicais da FCSH. Foi Comissário da Conferência Nacional de Educação Artística (Ministérios da Educação, Cultura, e Negócios Estrangeiros, 2006/08); Conselheiro Científico de Educação Artística para a UNESCO (2005/06); Diretor do Departamento de Música do Instituto Português das Artes do Espetáculo (Ministério da Cultura, 2000/01); fundador e Diretor do Laboratório de Etnomusicologia dos Arquivos do Património Cultural (República de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura, 1990/93).


Marco Freitas

Marco Freitas
(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: marcofreitas86@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583) 

Doutorando em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro no Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança, no âmbito do Projeto Estratégico 2014. Entre 2010-2013 foi docente nas disciplinas “Etnomusicologia: Introdução” e “Etnomusicologia: Culturas Musicais do Mundo” nos cargos de monitor e assistente convidado, sob a supervisão do Professor Doutor João Soeiro de Carvalho. Os seus interesses teóricos centram-se na história da Etnomusicologia e no papel do comportamento expressivo para a construção de identidades de género e sexualidade, temática sob o qual incide a sua tese de mestrado; e nacionalismo na África subsaariana, temática sobre o qual desenvolve atualmente estudos doutorais na FCSH.


Maria de São José Côrte-Real

São-José
(Doutor Integrado | Professora Auxiliar)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: saojose@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Professora de Etnomusicologia, docente dos programas doutorais Música como Cultura e Cognição (2014) e Estudos Artísticos e Mediação (2013) financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e investigadora fundadora do INET-MD na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, é doutorada pela Columbia University (NY), onde leccionou (1989-1991). Foi professora visitante da Universidade de Coimbra (2000-02) e da Universidade de Évora (2005-06). Fez trabalho de campo em Portugal, EUA e Moçambique em migração, política cultural, nacionalismo, identidade, educação intercultural. Publicações recentes incluem: “Music and intercultural dialogue rehearsing life performance at school” in N. Palaiologou (ed.)Intercultural Education: conceptual and empirical challenges. NY: Routledge (2014); “Música migrante, lusofonia e o festival Musidanças”, in E. Gugenberger, S. Alisch and C. Märzhäuser (eds.), Música popular & migração na lusofonia. Berlin: LIT-Verlag (2014) (com B. Vanspauwen); “Music & Ethno-national Conflict-solving Education”. Bonn: Bundeszentral für Politische Bildung (subm.); “Polyphony and Evolution in Fado Historical Recordings from Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. Tbilisi: International Research Center for Traditional Polyphony (IRCTP) of Tbilisi State Conservatoire (2014). “Instant and Lasting Ornaments in Traditional Female Polyphony in Portugal”, in R. Tsurtsumia & J. Jordania (eds.) The Sixth International Symposium on Traditional Polyphony Proceedings. IRCTP, Tbilisi State Conservatoire (2014) (com R. Pestana); “Música, Cognição Intermediática e Colaboração no Ensino da Língua”, in M.H. Mira Mateus & L. Solla (Coord.) Ensino do Português como Língua não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (2013). Música e Migração, Migrações 7. Observatório da Imigração (2010). Dirigiu a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Grupo Lusófona, Lisboa (2008). Recebeu o prémio Best Practice in Intercultural Education Research da Evens Foundation na International Association for Intercultural Education (2008).


 

Marílio Wane

Marilio Wane

ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural/Ministério da Cultura e Turismo
Rua do Bagamoio, 201 – Maputo
Moçambique
Email: marilio.mz@gmail.com
Tel: +258 820655059

Marílio Wane é Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (Brasil, 2004) e Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Brasil, 2010). Neste estágio académico, defendeu a dissertação intitulada “A Timbila chopi: construção de identidade étnica e política da diversidade cultural em Moçambique (1934-2005)”. Desde 2007, atua como investigador na área de Etnomusicologia no ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural, tendo-se especializado em pesquisas no campo do património cultural imaterial. Neste âmbito, tem participado de diversas atividades de implementação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Unesco, 2003) a nível nacional e internacional, nomeadamente em Angola, sob os auspícios da Unesco. Desde 2014, é colaborador do Centro Lucio Costa/IPHAN, Centro de Categoria 2 da Unesco, sediado no Rio de Janeiro (Brasil), voltado para o desenvolvimento da cooperação entre os PALOP e América do Sul em matéria do património cultural imaterial.


Michael Dias

Michael Dias
(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: michaeldias84@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Michael Dias, natural da Suiça, vivendo em Lisboa, é mestre em Etnomusicologia pela FCSH/NOVA (2017) com uma tese dedicada à experiência colonial de Belo Marques em Moçambique, nomeadamente ao modo de representação de um conjunto de práticas expressivas agrupadas sob a denominação de "música negra". É doutorando em Etnomusicologia no Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA. Bolseiro de investigação, integra a equipa internacional de investigação do projeto "Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique". Concurso de Projetos de I&D (FCT). PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


 

Miguel Almeida

Miguel Almeida

(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA Av. de Berna, n.º 26 C
Lisboa 
1069-061
Portugal 
Email: miguelalmeida77@gmail.com
Tel: +351 21 790 83 08

Miguel Alexandre Freitas Almeida: Investigador colaborador no Instituto de Etnomusicologia - Centros de Estudos em Música e Dança (INET-MD). Doutorando em Etnomusicologia onde desenvolve investigação sobre a articulação entre a Tecnologia e a Fenomenologia do Som na produção de fonogramas. Licenciado em música (variante de instrumento) - Universidade de Aveiro e em Ciências Musicais (Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Etnomusicologia (Universidade Nova de Lisboa). Foi docente na Pós Graduação em Estudos de Música Popular (Universidade Nova de Lisboa, 2011-12). É desde 2006 docente e membro da direcção do Conservatório de Música de Sintra onde desevolve actividade pedagógica nas áreas Científica e Técnico-Artística. Foi bolseiro no INET-MD na qualidade de redactor, revisor científico e membro da Equipa Editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Publicou duas entradas na Continuum Enciclopedia of Popular Music of the World Part III - Genres, Europe (no prelo). Desenvolveu investigação sobre o surgimento e disseminação dos géneros musicais e o seu papel na produção de repertórios, apresentada em tese e conferências. Foi Director coral na Associação Coral de Sintra (2004-10). Mantém actividade como músico desde 1999. Os seus interesses científicos recaem sobre a veiculação de conhecimento sobre música e som entre os agentes envolvidos na sua produção e fruição.


 Miguel Carvalho

Miguel Carvalho
(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: miguel.carvalho@ctn.tecnico.ulisboa.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Miguel Carvalho licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade do Minho em 2010. Em 2012 concluiu o seu mestrado com a tese intitulada "Os carrilhões de Mafra: caracterização acústica dos sinos", sob a supervisão do Prof. Doutor Vincent Debut, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Integrou em 2010 o INET-md (FCSH/UNL) bem como o Laboratório de Dinâmica Aplicada (Campus Tecnológico e Nuclear/Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa) como bolseiro de investigação no projeto PTDC/EAT-MMU/104255/2008. Atualmente, continua a desenvolver a sua investigação em ambas as instituições, no âmbito do seu projeto de doutoramento intitulado "Desenvolvimento de métodos avançados da acústica musical para afinação e restauro de carrilhões históricos", com uma bolsa da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT). Os seus principais interesses de investigação são a acústica musical e a organologia, em particular, análise modal experimental, modelação física e otimização de instrumentos musicais. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em capítulos de livros, revistas internacionais com arbitragem científica e atas de conferências internacionais e foi premiado por duas vezes, pelo International Symposium on Musical Acoustics (2014) e pela Associação Portuguesa de Museologia (2015).


Pedro Mendes

Pedro Mendes

(Doutorando)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: pedroaamendes@gmail.com
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Pedro Mendes é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e mestre na variante de Etnomusicologia pela mesma instituição. Realizou trabalho de investigação sobre temáticas relacionadas com a prática do jazz em Portugal, tendo apresentado uma tese de mestrado sobre a fundação da escola do Hot Clube de Portugal e a sistematização de um ensino do jazz em Portugal. É doutorando do Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança (FCSH-UNL) e membro integrante da equipa do projeto “Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique” - Concurso de Projetos de I&D (FCT); PTDC/CPC-MMU/6626/2014.


Salwa El-Shawan Castelo-Branco

Salwa El-Shawan Castelo-Branco

(Doutor Integrado | Professora Catedrática)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: secb@fcsh.unl.pt
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583) 

Professora Catedrática de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Presidente do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na mesma instituição e do Conselho Internacional de Música Traditional. Doutorada em Etnomusicologia pela Columbia University (Nova Iorque), leccionou igualmente em várias universidades norte-americanas: New York University (1979 – 1982), e, na qualidade de professora visitante, na Columbia University, Princeton University e Chicago University. Tem levado a cabo investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade e música e conflito. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: “The Politics of Music Categorization in Portugal” in Philip Bohlman (ed.) The Cambridge History of World Music. Cambridge: Cambridge University Press (2013);  Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX(ed.)(4 vols). Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates  (2010),  Music and Conflict (co-editora com John O’Connell  e autora do Epílogo), Urbana-Chamaign: University of Illinois Press (2010); Traditional Arts in Southern Arabia: Music and Society Sohar, Sultante of Oman  (com Dieter Christensen). Berlim: VWB Verlag für Wissenschaft und Bildung (2009).  De entre os cargos  desempenhados no passado destacam-se os seguintes: Vice Presidente da Society for Ethnomusicology (2007 – 2009) e do  International Council for Traditional Music (1997-2001 e 2009-2013); Vice Reitora da Universidade Nova de Lisboa (2007-2009). Recebeu o Glarean Award para investigação em música da Sociedade Suíça de Musicologia (2013), as Medalhas de Mérito Cultural de ouro e de prata das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais, respectivamente (2012 & 2007), e o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (2010); Glarean Award of the Swiss Musicological Soceity (2013).


Tirso Hilário Sitoe

Tirso Hilário Sitoe

(Mestrado)
KALEIDOSCOPIO- Pesquisa em políticas públicas e cultura
Av. Paulo Samuel Kankhomba, 1810
Maputo, Mozambique
Email: tirsohilariositoe@gmail.com
Tell: +258822331060

Tirso Hilário Sitoe é licenciado em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. É igualmente mestre em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta de Lisboa. A sua pesquisa de mestrado versou sobre o RAP de protesto em Moçambique pós-colonial, como ponto de entrada para compreensão do modo como os músicos e o público, exercem seus direitos cívicos e de cidadania em Moçambique. É tutor do Departamento de Educação e Psicologia do Instituto Superior Monitor em Maputo e é também, desde 2012, pesquisador permanente da KALEIDOSCOPIO (Pesquisa em políticas públicas e cultura). Sua pesquisa concentra-se na música como veículo de crítica e protesto social com enfoque, para sociabilidades e processos de identificação juvenil em Moçambique. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa sobre música de crítica e protesto social, mas centrando-se em questões relativas à liberdade de expressão, ativismo digital e direitos humanos em Moçambique.

 

 


 

  

Base de dados de conteúdos do Projecto Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique, desenvolvido pelo Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Financiamento

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Referência

PTDC/CPC-MMU/6626/2014