Apresentação
A educação em LE é perspetivada de forma multidisciplinar e interdisciplinar considerando a complexidade de diferentes teorias que sustentam diferentes abordagens no ensino da LE. Técnicas como investigação-ação, prática reflexiva e conteúdos como a competência comunicativa intercultural promovem a ponte entre a teoria e a prática da sala de aula.
CONDIÇÕES DE ACESSO
____
- 120 créditos em Inglês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
- Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (na altura em que as inscrições estejam abertas).
Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH
____
- Língua inglesa: mínimo de 36 créditos
- Linguística da língua inglesa: mínimo de 6 créditos
- Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 30 créditos
- Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 30 créditos
Objetivos
Os objetivos gerais do Mestrado de Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário articulam-se, naturalmente, com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente na promoção da excelência no ensino e na investigação nas áreas de especialização das línguas estrangeiras, no compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade, no apoio da cultura humanista e na qualificação de alto nível dos futuros professores:
- compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
- compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
- aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
- adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
- mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
- refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
- desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.
Vagas
Secretariado
edu.form@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Ligações Úteis
- Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
- Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
- Valores das propinas
- Regulamento sobre inscrição, propinas, taxas e emolumentos
- Despacho 19/2018 e 2/2023 - Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino
- Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
- Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro
Estrutura curricular
Duração: 4 semestres Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Coordenação
Ana Gonçalves Matos
Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas (DLCLM)
Professor/a Associado/a
Corpo docente
- João Paulo Silva
- Lili Lopes Cavalheiro
- Marco Neves
- Raquel Varela
- Rima Prakash
- Susana Batista
- Teresa Pereira