Apresentação

A educação em LE é perspetivada de forma multidisciplinar e interdisciplinar considerando a complexidade de diferentes teorias que sustentam diferentes abordagens no ensino da LE. Técnicas como investigação-ação, prática reflexiva e conteúdos como a competência comunicativa intercultural promovem a ponte entre a teoria e a prática da sala de aula.

CONDIÇÕES DE ACESSO

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  • 120 créditos em Inglês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (na altura em que as inscrições estejam abertas). 

 

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH

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  • Língua inglesa: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo de 6 créditos
  • Literatura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 30 créditos
  • Cultura da área inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 30 créditos

Objetivos

Os objetivos gerais do Mestrado de Ensino de Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário articulam-se, naturalmente, com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente na promoção da excelência no ensino e na investigação nas áreas de especialização das línguas estrangeiras, no compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade, no apoio da cultura humanista e na qualificação de alto nível dos futuros professores:

  • compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
  • compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
  • aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
  • adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, alunos e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
  • mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
  • refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
  • desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Coordenação

Corpo docente