Apresentação
O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência de Português e da Língua Estrangeira (da respetiva área de especialização) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Conjugando a preparação linguística, literária e cultural, os conhecimentos didático-pedagógicos e a prática letiva, este Mestrado aposta na formação de docentes dotados de sólidas competências científicas; de um espírito crítico, extensivo a todas as áreas da sua intervenção; de uma atitude reflexiva e investigativa, tanto sobre as questões que relevam no ensino do Português e da Língua Estrangeira, como naquelas que respondem a solicitações de gestão e inovação pedagógica e profissional.
Assim, no modo como leva a cabo uma qualificação de alto nível dos futuros professores, o Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira encontra-se alinhado com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente no que se refere à promoção da excelência no ensino e na investigação nas respetivas áreas de especialização, ao compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade e ao apoio à criação e divulgação da cultura humanista.
CONDIÇÕES DE ACESSO
____
Área de especialização de Alemão
- 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Alemão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
Área de especialização de Espanhol
- 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Espanhol, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
Área de especialização de Francês
- 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Francês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
Área de especialização de Inglês
- 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Inglês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
- Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (na altura em que as inscrições estejam abertas).
Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH
____
Comum a todas as áreas de especialização
- Literatura Portuguesa: mínimo de 24 créditos
- Linguística Portuguesa: mínimo de 24 créditos
- Cultura Portuguesa: mínimo de 24 créditos
- Mais 18 créditos em qualquer (quaisquer) destes três domínios
Área de especialização de Alemão
- Língua alemã: mínimo de 36 créditos
- Linguística da língua alemã: mínimo de 6 créditos
- Literatura alemã: mínimo de 18 créditos
- Cultura alemã: mínimo de 18 créditos
Área de especialização de Espanhol
- Língua espanhola: mínimo de 36 créditos
- Linguística da língua espanhola: mínimo de 6 créditos
- Literatura espanhola: mínimo de 18 créditos
- Cultura espanhola: mínimo de 18 créditos
Área de especialização de Francês
- Língua francesa: mínimo de 36 créditos
- Linguística da língua francesa: mínimo de 6 créditos
- Literatura francesa: mínimo de 18 créditos
- Cultura francesa: mínimo de 18 créditos
Área de especialização de Inglês
- Língua inglesa (nível C2): mínimo de 36 créditos
- Linguística da língua inglesa: mínimo de 6 créditos
- Literatura da língua inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 18 créditos
- Cultura inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 18 créditos
Objetivos
- Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional, das didáticas e das metodologias de investigação educacional.
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos a planos curriculares e práticas pedagógicas.
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades de disciplinas, níveis de ensino, alunos e meios escolares.
- Capacidade de mobilização dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem adequadas aos objetivos curriculares e programáticos, às especificidades dos alunos e dos meios escolares.
- Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente no contexto do mundo contemporâneo, da política educativa nacional e da formação para a cidadania.
- Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.
Vagas
Secretariado
edu.form@fcsh.unl.ptUnidades de Investigação Associadas
Ligações Úteis
- Secção Autónoma de Educação e Formação Geral
- Departamento de Linguística
- Departamento de Estudos Portugueses
- Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
- Valores das propinas
- Regulamento sobre inscrição, propinas, taxas e emolumentos
- Despacho 19/2018 e 2/2023 - Normas internas de funcionamento dos mestrados em ensino
- Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
- Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro
Áreas De especialização
- Português/Alemão
- Português/Espanhol
- Português/Francês
- Português/Inglês
Estrutura curricular
Duração: 4 semestres Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Coordenação
Helena Topa Valentim
Departamento de Linguística (DL)
Professor/a Auxiliar
Corpo docente
- Leonor Santa Bárbara
- Joana Meirim
- João Nogueira
- Lili Lopes Cavalheiro
- Marco Neves
- Maria Antónia Coutinho
- Maria do Céu Caetano
- Matilde Gonçalves
- Raquel Varela
- Rima Prakash
- Susana Batista
- Teresa Pereira
Protocolos de estágio
O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário conta com a parceria de escolas em que os estudantes podem ter uma experiência profissional, sob a orientação pedagógica de dois/duas Professores/as Cooperantes:
- Agrupamento de Escolas D. Dinis (Chelas)
- Agrupamento de Escolas da Cidadela (Cascais)
- Agrupamento de Escolas de Alvalade (Lisboa)
- Colégio Atlântico (Seixal)
- Colégio Minerva (Barreiro)
- Colégio Moderno (Lisboa)
- Colégio Miramar
- Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)
- Escola Secundária Santa Maria (Sintra)
- Externato João Alberto Faria (Arruda dos Vinhos)
- Externato Marista (Lisboa)