Apresentação

O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitação profissional para a docência de Português e da Língua Estrangeira (da respetiva área de especialização) no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Conjugando a preparação linguística, literária e cultural, os conhecimentos didático-pedagógicos e a prática letiva, este Mestrado aposta na formação de docentes dotados de sólidas competências científicas; de um espírito crítico, extensivo a todas as áreas da sua intervenção; de uma atitude reflexiva e investigativa, tanto sobre as questões que relevam no ensino do Português e da Língua Estrangeira, como naquelas que respondem a solicitações de gestão e inovação pedagógica e profissional.

Assim, no modo como leva a cabo uma qualificação de alto nível dos futuros professores, o Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira encontra-se alinhado com a missão da NOVA FCSH, nomeadamente no que se refere à promoção da excelência no ensino e na investigação nas respetivas áreas de especialização, ao compromisso claro com a inovação e a interdisciplinaridade e ao apoio à criação e divulgação da cultura humanista.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

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Área de especialização de Alemão

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Alemão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Espanhol

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Espanhol, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Francês

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Francês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.

Área de especialização de Inglês

  • 80 a 100 créditos em Português e 60 a 80 créditos em Inglês, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas ao mestrado podem ser consultadas no edital de candidatura do curso (na altura em que as inscrições estejam abertas). 

Distribuição dos ECTS por sub-áreas na NOVA FCSH

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Comum a todas as áreas de especialização

  • Literatura Portuguesa: mínimo de 24 créditos
  • Linguística Portuguesa: mínimo de 24 créditos
  • Cultura Portuguesa: mínimo de 24 créditos
  • Mais 18 créditos em qualquer (quaisquer) destes três domínios

Área de especialização de Alemão

  • Língua alemã: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua alemã: mínimo de 6 créditos
  • Literatura alemã: mínimo de 18 créditos
  • Cultura alemã: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Espanhol

  • Língua espanhola: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua espanhola: mínimo de 6 créditos
  • Literatura espanhola: mínimo de 18 créditos
  • Cultura espanhola: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Francês

  • Língua francesa: mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua francesa: mínimo de 6 créditos
  • Literatura francesa: mínimo de 18 créditos
  • Cultura francesa: mínimo de 18 créditos

Área de especialização de Inglês

  • Língua inglesa (nível C2): mínimo de 36 créditos
  • Linguística da língua inglesa: mínimo de 6 créditos
  • Literatura da língua inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 18 créditos
  • Cultura inglesa e/ou norte-americana: mínimo de 18 créditos

 

 

Objetivos

  • Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional, das didáticas e das metodologias de investigação educacional.
  • Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos a planos curriculares e práticas pedagógicas.
  • Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades de disciplinas, níveis de ensino, alunos e meios escolares.
  • Capacidade de mobilização dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem adequadas aos objetivos curriculares e programáticos, às especificidades dos alunos e dos meios escolares.
  • Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente no contexto do mundo contemporâneo, da política educativa nacional e da formação para a cidadania.
  • Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira.

Áreas De especialização

  • Português/Alemão
  • Português/Espanhol
  • Português/Francês
  • Português/Inglês

Estrutura curricular

Duração: 4 semestres  Créditos: 120 ECTS (75 em unidades curriculares + 45 na componente não letiva)

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 45 créditos (40 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada, 2 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada e 3 ECTS às Metodologias de investigação prática em educação).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

 

 

 

Coordenação

Protocolos de estágio

O Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário conta com a parceria de escolas em que os estudantes podem ter uma experiência profissional, sob a orientação pedagógica de dois/duas Professores/as Cooperantes:

  • Agrupamento de Escolas D. Dinis (Chelas)
  • Agrupamento de Escolas da Cidadela (Cascais)
  • Agrupamento de Escolas de Alvalade (Lisboa)
  • Colégio Atlântico (Seixal)
  • Colégio Minerva (Barreiro)
  • Colégio Moderno (Lisboa)
  • Colégio Miramar
  • Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)
  • Escola Secundária Santa Maria (Sintra)
  • Externato João Alberto Faria (Arruda dos Vinhos)
  • Externato Marista (Lisboa)