Apresentação
A Antropologia é uma ciência comparativa, que estuda o homem nas suas múltiplas dimensões sociais, culturais e biológicas, procurando o que é comum e diverso nos grupos humanos. Neste âmbito, é aberta à diversidade, à riqueza e aos fluxos do mundo contemporâneo e global, e está atenta às heranças do passado, às transformações da tradição e à força das identidades étnicas, nacionais e outras.
É uma ciência de debate, reflexão e transformação contínua dos olhares sobre o mundo. Tendo sido uma disciplina focalizada, no seu período clássico, no estudo de sociedades sem escrita, hoje a Antropologia aborda todo os contextos, incluindo as sociedades ocidentais.
O antropólogo é um intérprete que participa no diálogo entre grupos, e que também testemunha e analisa os conflitos, sob a forma de xenofobia, racismo, intolerância religiosa, etc.. A maneira como o homem se relaciona com o meio ambiente e as preocupações ecológicas da atualidade levam a repensar categorias dadas por adquiridas.
Uma das heranças da Antropologia clássica é o gosto de conviver com as pessoas, em projetos etnográficos que representam formas de colaboração. O antropólogo não se limita a observar o que as pessoas fazem: o antropólogo faz com as pessoas, ao lado delas.
Objetivos
Estimular a compreensão da diversidade humana e das interligações entre aspetos da vida social, cultural e biológica;
- Desenvolver a capacidade de reconhecer e refletir criticamente sobre problemas do mundo contemporâneo e respetiva aplicação a situações práticas;
- Desenvolver a preparação teórica em antropologia nas suas múltiplas dimensões: cultural, biológica, religiosa, política, económica, visual, etc.;
- Sensibilizar para a importância do método etnográfico na compreensão dos grupos humanos.
O Departamento de Antropologia da NOVA FCSH tem em curso protocolos com outras instituições nacionais e internacionais, colaborando em programas de mobilidade internacional que facultam o intercâmbio de docentes e discentes, dando-lhes a possibilidade de frequentar universidades internacionais, ao abrigo do Programa Erasmus-Sócrates e Fellow Mundus.
Através de parcerias com diversas instituições, governamentais e não governamentais, nas mais diversas áreas da sociedade envolvente, os estudantes poderão realizar 6 ECTS como “opção livre”, nas modalidades “Estágio Curricular” e “Voluntariado Curricular”.
Provas de Ingresso
É necessário um dos seguintes conjuntos de provas:
- Biologia e Geologia e Português
- História e Português
Vagas
Secretariado
antropologia@fcsh.unl.ptSaídas Profissionais
A licenciatura em Antropologia da NOVA FCSH proporciona aos estudantes saberes e competências transversais a ambientes profissionais que lidam com questões prementes do mundo contemporâneo, tais como migrações e diversidades, diálogos multiculturais e direitos humanos, patrimónios materiais e imateriais, educação e igualdade social, crise ambiental e futuros sustentáveis. As saídas profissionais do curso incluem a integração em equipas de trabalho e investigação de instituições, agências, empresas e organismos públicos ou privados, de âmbito local, nacional ou internacional, em esferas de ação de âmbito antropológico e relacionadas, tais como cooperação e desenvolvimento ou gestão patrimonial e cultural. A licenciatura habilita ainda os estudantes a prosseguirem estudos pós-graduados no universo das ciências antropológicas e das demais ciências sociais e humanidades.
- Museus e gestão do Património
- Autarquias e gestão local e regional
- Organizações de animação sociocultural
- Agências e ONG de desenvolvimento e cooperação
- Organismos de gestão de recursos humanos
- Instituições de ensino e investigação
Taxa de Empregabilidade
* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.
Regimes de acesso Ao curso
Estrutura curricular
Duração: 3 anos / 6 semestres. Créditos: 180 ECTS.
O/A estudante tem de realizar 180 ECTS: 72 ECTS realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 48 ECTS do quadro de complementares, e 60 ECTS realizados em qualquer área científica de outras licenciaturas ou Menor da NOVA FCSH, podendo no máximo realizar 30 ECTS nas unidades curriculares do plano de estudos da licenciatura em Antropologia.
Semestralmente, o/a estudante não se deve inscrever em mais de 30 créditos.
Os/As estudantes de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação
Corpo docente
- Amélia Frazão Moreira
- Ana Isabel Afonso
- Catarina Alves Costa
- Filomena Silvano
- Francisca Alves Cardoso
- Francisco Manuel Machado da Rosa da Silva Freire
- Frederico Delgado Rosa
- Inês Margarida de Castro Barbosa Lourenço Aparício
- Isa Gameiro Aleixo Pais
- Joana Isabel Lucas de Sousa
- João Leal
- José Mapril
- Margarida Fernandes
- Maria Cardeira da Silva
- Marta Lalanda Prista
- Mónica Alexandra de Almeida Monteiro Saavedra
- Patrícia Ribeiro Mendes Alves de Matos
- Paula Godinho
- Pedro Gonçalo Pereira Antunes
- Raquel Alves Neves Gil Carvalheira
- Rodrigo Lacerda Fernandes
- Sónia Ferreira
- Sónia Vespeira de Almeida
- Susana Trovão
- Tânia Rodrigues