Consulta aqui a estrutura curricular e o plano de estudos em vigor a partir de 2023/2024

Apresentação

A Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas possui variantes monolingues e bilingues, permitindo ainda combinar o Português com uma das línguas estrangeiras do curso (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês).

O estudante que pretender frequentar a Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas opta por uma variante de entre as disponíveis no Departamento, tendo o apoio de professores para o aconselhar na escolha das disciplinas e na construção do seu horário.

Objetivos

  • Obter instrumentos metodológicos de pesquisa e análise, no sentido de desenvolver capacidades de aprendizagem, escolha crítica e reflexão que permitam uma aplicação adequada dos saberes adquiridos em situações práticas;
  • Adquirir competências básicas na área das ciências humanas, que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia no conhecimento teórico-prático de línguas estrangeiras.
  • Desenvolver a capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, habilitando à fundamentação de juízos que tenham em consideração os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes associados à aprendizagem de novas línguas, literaturas e culturas;
  • Desenvolver o conhecimento teórico-prático das línguas, literaturas, culturas nos seus contextos históricos nacionais;
  • Desenvolver competências comunicativas em língua estrangeira e em língua materna nas variantes com a componente língua portuguesa, fomentando o plurilinguismo e a interculturalidade;
  • Desenvolver a capacidade de realizar trabalho autónomo no campo interdisciplinar de estudos literários, culturais e linguísticos;
  • Desenvolver competências na aplicação de novas tecnologias às ciências literárias, culturais e linguísticas.
Informação útil
Nota do Último Colocado
15,95
Nota do último candidato colocado no ano letivo 2024/2025

Provas de Ingresso

É necessário um dos seguintes conjuntos de provas:

  • Alemão e Português
  • Espanhol e Português
  • Francês e Português
  • Inglês e Português

Vagas

76

Acreditação A3ES

Com Acreditação em 2021, por 6 anos

A3ES

Registo em vigor na DGES

Saídas Profissionais

  • Centros de Documentação
  • Indústrias da Cultura
  • Editores e Livreiros (Edição e Revisão)
  • Empresas de Tradução e Interpretação
  • Consultoria
  • Divisões de Relações Internacionais
  • Instituições Comunitárias e Diplomáticas
  • Ensino e Investigação

Taxa de Empregabilidade

98,2%

* Dados recolhidos pela Dir. Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP, consultados em outubro de 2022.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

Áreas De especialização

  • Estudos Espanhóis e Alemães
  • Estudos Franceses e Alemães
  • Estudos Franceses e Espanhóis
  • Estudos Ingleses e Alemães
  • Estudos Ingleses e Espanhóis
  • Estudos Ingleses e Franceses
  • Estudos Ingleses e Norte-Americanos
  • Estudos Portugueses e Alemães
  • Estudos Portugueses e Espanhóis
  • Estudos Portugueses e Franceses
  • Estudos Portugueses e Ingleses

Estrutura curricular

Duração: 3 anos/6 semestres.

O aluno tem que realizar 180 créditos. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.

Os alunos de licenciatura podem ainda beneficiar dos distintos programas de mobilidade em que a NOVA FCSH participa como Erasmus+, Almeida Garrett, entre outros, e participar em trabalhos de investigação no âmbito das unidades de investigação que integram a Faculdade.

Coordenação