Apresentação
(2024/25 - 6ª EDIÇÃO)
A Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.
Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.
Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.
Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 14 estudantes inscrit@s.
Objetivos
- Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas.
- Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países.
- Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura.
- Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.
Vagas
Secretariado
Centro Luís Krus | clk.flv@fcsh.unl.pt | 217 908 300Unidades de Investigação Associadas
Ligações Úteis
Propina
1.800€Saídas Profissionais
- Jornalismo e crítica culturais.
- Comunicação estratégica, marketing e publicidade nos setores das indústrias culturais e criativas.
- Produção, assessoria e consultoria cultural.
- Análise de tendências (produção e consumo) culturais e criativas.
- Turismo cultural.
- Marketing de cidade.
- Empreendedorismo cultural.
Estrutura curricular
Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS
Regime: Presencial | Horário: Pós-laboral
O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:
- 1 unidade curricular obrigatória;
- 5 unidades curriculares do conjunto das optativas condicionadas.
Coordenação
Dora dos Santos Silva
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
Professor/a Auxiliar
Corpo docente
- António Gomes da Costa
- Carlos Vargas
- Cláudia Marques Santos
- Catarina Carvalho
- Dora Santos Silva
- Liliana Pacheco
- Luís Veríssimo
- Patrícia Ascensão