Apresentação

(2024/25 - 6ª EDIÇÃO)

A Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas resulta da necessidade de responder em contexto académico aos desafios atuais de uma das áreas mais relevantes para os mercados, os públicos, e o futuro das cidades e do seu património.

Hoje, a criação e a difusão artísticas não definem, por si, o setor cultural. A cultura inclui um quadro muito mais vasto de atividades que se relacionam através da criatividade, da tecnologia, de estilos de vida, de sistemas de valores ou de modelos de produção e consumo.

Reunindo as dimensões teórico-reflexiva e prático-experimental numa única oferta formativa, a Pós-Graduação Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas dirige-se a alunos que queiram trabalhar em inovação, comunicação, jornalismo e conteúdos editoriais, consultoria, criação e desenvolvimento de projetos enquadrados especificamente nestes sectores: artes visuais e performativas, património cultural, arquitetura e design, turismo e experiências culturais, media, indústrias livreira, cinematográfica, discográfica e de software de lazer. Estas áreas são denominadas no seu conjunto de indústrias culturais e criativas.

Nota: O curso só funcionará se atingir o número mínimo de 14 estudantes inscrit@s.

Objetivos

  • Contextualizar criticamente os desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas.
  • Criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países.
  • Promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas da comunicação de cultura.
  • Dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

Saídas Profissionais

  • Jornalismo e crítica culturais.
  • Comunicação estratégica, marketing e publicidade nos setores das indústrias culturais e criativas.
  • Produção, assessoria e consultoria cultural.
  • Análise de tendências (produção e consumo) culturais e criativas.
  • Turismo cultural.
  • Marketing de cidade.
  • Empreendedorismo cultural.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 1 unidade curricular obrigatória;
  • 5 unidades curriculares do conjunto das optativas condicionadas.

 

Coordenação

Corpo docente

  • António Gomes da Costa 
  • Carlos Vargas
  • Cláudia Marques Santos
  • Catarina Carvalho