Home > Toolbox

Toolbox

NOVIDADE: Clica aqui para ver vídeo tutorial de introdução de itens na base de dados 

Instruções de enriquecimento da base de dados

A presente base de dados é tanto mais útil quando maior rigor existir na descrição e preenchimento dos campos de metadados. A base de dados Mozdata encontra-se construída sobre uma estrutura de organização de metadados chamada Dublin Core Metadata Initiative (DCMI).

Para interpretar os campos do Dublin Core:

Titulo (Title): Um nome dado a um recurso. Exemplos: titulo de uma pintura, de uma fotografia, de um documento; nome de uma pessoa quando se usa o tipo de item "pessoa".

Assunto (Subject): O tópico do recurso. Tipicamente, o tópico é representado usando palavras-chave, frases-chave, ou códigos classificativos. As melhores práticas recomendam o uso de vocabulário controlado. Quando se pretende descrever tópicos relativos lugares ou momentos, deve usar-se o elemento Cobertura (Coverage). Exemplo: Library of Congress.

Descrição (Description): Uma descrição do recurso. Descrição pode incluir, mas não se encontra limitada a: resumos, tabelas de conteúdos, representações gráficas, ou texto livre relativo ao recurso. Exemplos: descrição de uma fotografia; informação descritiva de um artefacto/objecto de museu; sumário de uma aula, sumário de um texto.

Criador (Creator): Uma entidade primária responsável for criar um dado recurso. Exemplos: autor/autores; fotógrafos; artistas; produtores ou autores institucionais, tais como universidades ou agências publicas/privadas.

Origem (Source): A origem a partir da qual o recurso foi derivado. O recurso descrito pode ser derivado por inteiro, ou ser uma parte específica do recurso que lhe deu origem. As melhores práticas recomendam que se identifiquem os recursos relacionados através de uma descrição normalizada. Exemplo: número de acesso; colecção de objectos; Local de um arquivo ou de uma biblioteca.

Editor (Publisher): Uma entidade responsável por tornar um dado recurso disponível. Exemplos: editor de um recurso, se existir; entidade ou grupo publicador de materiais digitais ou outros.

Data (Date): Um ponto ou um período no tempo associado com um evento no ciclo de vida de um recurso. A data pode ser utilizada para expressar informação temporal com qualquer tipo de granularidade. As melhores práticas recomendam que se utilize um esquema de codificação de data normalizado, tal como W3CDTF (ISO 8601). Exemplo: AAAA/MM/DD.

Colaborador (Contributor): Uma entidade responsável por realizar contributos para um dado recurso. Exemplos: pessoa que contribui para a presente colecção; dono ou doador de objectos e/ou recursos de uma colecção ou artefactos de uma colecção.

Direitos (Rights): Informação sobre os direitos patrimoniais ou conexos de um dado recurso. Normalmente a informação sobre os direitos incluem diversas propriedades do uso desses direitos. Exemplos: as condições específicas do direito de uso dos recursos presentes nesta base de dados; Creative Commons; Public Domain.

Relação (Relation): Um recurso relacionado. As melhores práticas recomendam identificar os recursos relacionados através de um sistema de identificação normalizado. Exemplos: uma imagem relacionada com uma pessoa.

Formato (Format): O formato do ficheiro, artefacto físico, ou dimensões de um dado recurso físico. Exemplos incluem tamanho e duração. As melhores práticas recomendam o uso de um vocabulário controlado, como por exemplo o Internet Media Types (MIME).

Língua (Language): A língua do recurso. Exemplos: Inglês, Português, Espanhol, et al.

Tipo (Type): A natureza ou género do recurso. As melhores práticas recomendam o uso de um vocabulário controlado, tal como o DCMI Type Vocabulary (DCMITYPE). Nota: Para descrever ficheiros ou formatos físicos deve utilizar-se o elemento Formato. Para manter a consistência da organização dos dados deve utilizar-se o tipo de item disponível neste site, tais como Texto, Imagem em Movimento, História Oral, Som, Imagem Fixa, Evento, Hiperligação, Pessoa, Conjunto de dados, Objecto físico.

Identificador (Identifier): Uma referência inequívoca de um recurso dentro de um dado contexto. As melhores práticas recomendam a utilização de um sistema de identificação normalizado.

Cobertura (Coverage) : Um tópico espacial ou temporal do recurso, a sua aplicabilidade espacial, ou a área de influência jurídica relevante a esse recurso. A aplicabilidade espacial ou temporal pode ser o nome de um lugar, ou uma localização específica dentro de um contexto geográfico. Tópicos temporais podem incluir o nome do período, uma data ou um período temporal. A jurisdição pode ser uma entidade administrativa ou um local geográfico relativo ao recurso. As melhores práticas recomendam o uso de vocabulário controlado, tal como o Thesaurus of Geographic Names [TGN]. Quando apropriado, lugares ou períodos temporais podem ser usados como referências numéricas, tais como coordenadas espaciais ou temporais.